As ecologias dos saberes como práticas relacionais voltadas para uma educação contemporânea

Autores

  • Maria Aparecida Deliberal UNEMAT
  • Tatiana Petri Lopes UNEMAT
  • Ivone Jesus Alexandre UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9209

Resumo

A finalidade deste artigo científico é traçar uma análise acerca das praticas relacionais dentro de um contexto contemporâneo. Temos consciência das dificuldades encontradas no sistema educacional vigente, para enfrentar as novas demandas do mundo moderno e globalizado. Neste sentido podemos considerar as mudanças nas praticas relacional, onde se possa buscar ampliação de novas competências e habilidades no sistema educacional, sendo referendadas pelas ecologias dos saberes, que nos remeterá não apenas em transformações das funções naturais do ser humano e o conhecimento sistematizado escolarizado. O saber significativo não pode de forma alguma acontecer fragmentados e desassociados dos movimentos sociais e multiculturais das atuais demandas educacionais do mundo moderno. Assim a utilização da ‘ecologia dos saberes’ nas práticas relacionais, deve estar voltada para produção de conhecimentos específicos no sistema educacional, sem deixar de dar à devida importância a transversalidade e Pluralidade Cultural, que vem inserido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O principal objetivo é a qualidade da aquisição e ampliação das competências e habilidades inerentes a formação do educando, sendo um agente ativo na produção do seu conhecimento.

Palavras-chave: educação; formação de professores; novos saberes; multiculturalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Deliberal, UNEMAT

Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); pós-graduada em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa como Língua Materna. Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência do ensino Superior, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Tatiana Petri Lopes, UNEMAT

Tatiana Petri Lopes

Possui graduação em Licenceatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002). E Licenciatura em História pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2011).Atualmente é professora da educação básica da Prefeitura Municipal de Sinop. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional

(Texto informado pelo autor)

Última atualização em 04/06/2012

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1115902920714334

Ivone Jesus Alexandre, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduada em Educação a Distancia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá). Mestrado em Educação pela UFMT/Cuiabá. Professora Assistente na UNEMAT/Juara e atua na área de Metodologia de Ensino.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1998.

DUBET, François. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

DURKHEIM, Émile. Sociologia. São Paulo: Ática, 1993.

FAGUNDES. Léa da Cruz. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! (2005)

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996

______ . Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

HABERMAS, Jüngen. Teoría de la acción comunicativa: Crítica a razão funcionalista. Madrid: Taurus; Frankfurt: Suhrkamp. 2 v, 1988.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SKIDMORE, Thomas R. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Tradução de Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

WILLINSKY, J. Politica Educacional da identidade e do multiculturalismo. Caderno de Pesquisa. São Paulo, n. 117, nov. 2002, p 29 – 52.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Deliberal, M. A., Lopes, T. P., & Alexandre, I. J. (2012). As ecologias dos saberes como práticas relacionais voltadas para uma educação contemporânea. Eventos Pedagógicos, 3(2), 414–421. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9209

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>