v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo

					Visualizar v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo

Seção Apresentação: pelos professores Cristinne Leus Tomé, Elisangela Dias Coelho, Ivone Alexandre Jesus e Roberto Alves de Arruda, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT;

Introdução: Elisangela Dias Coelho, Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho e Josias Pereira de Souza;

Seção Artigos: produções dos alunos do 7º semestre de Pedagogia;

Seção Grupos de Orientação: produções dos professores-orientadores e orientandos em forma de artigos e resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Políticas Públicas e Multiculturalismo".

Organizadores: Cristinne Leus Tomé, Elisangela Dias Coelho, Ivone Jesus Alexandre e Roberto Alves de Arruda

Data de publicação: 29 de junho de 2012.

Publicado: 29-06-2012

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9280
    Cristinne Leus Tomé
    01-06

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9260
    Cristinne Leus Tomé, Elisangela Dias Coelho, Ivone Alexandre Jesus, Roberto Alves de Arruda
    07-09

Introdução

  • Introdução

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9261
    Elisangela Dias Coelho, Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho, Josias Pereira de Souza
    10-20

Seção Artigos

  • O consumismo e sua manifestação no espaço escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9254
    Adriana Rossi dos Santos, Marion Machado Cunha
    21-30
  • Hábitos alimentares na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9235
    Ana Lúcia de Almeida, Fátima Aparecida Silva Iocca
    31-41
  • Dialogando sobre as experiências de vida de professores após a aposentadoria

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9237
    Catia Fernanda Ristoff, Isabela Augusta Andrade Souza
    42-51
  • Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9233
    Cilveli Luiz Ferreira, Jaqueline Pasuch
    52-62
  • Letramento: uma aprendizagem mais significativa

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9234
    Cristiane Carvalho Mendonça Blanco, Edneuza Alves Trugillo
    63-72
  • A formação do pedagogo e a matemática na prática docente

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9230
    Débora Antunes Ferreira, Marion Machado Cunha
    73-82
  • Informática no terceiro ano do ensino fundamental: professor(a) e o computador

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9228
    Dennis Jesus Linares Ferreira, Edneuza Alves Trugillo
    83-91
  • Educação e arte ambiental: transformando os espaços escolares

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9231
    Eva Maria Moraes Kritli Andrade, Edneuza Alves Trugillo
    103-110
  • Educação religiosa e ética

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9255
    Edna da Silva, José Luiz Müller
    92-102
  • Merenda escolar: políticas de alimentação escolar e a educação alimentar como perspectivas de práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9244
    Ivone Borges Santos, Hélio Vieira Júnior
    120-130
  • A relação dos educadores com a educação libertadora

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9248
    Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho, Lenita Maria Korbes
    111-119
  • A informática educativa como suporte no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola do ensino fundamental de Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9232
    Josias Pereira de Souza, Albina Pereira de Pinho Silva
    141-151
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil, análise no pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9240
    Joanil Maria da Silva, Adil Antônio Alves de Oliveira
    131-140
  • Percepção ambiental: contextos e possibilidades no cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9229
    Laurete Maria de Souza, Edneuza Alves Trugillo
    152-160
  • Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9238
    Lenir Guedes, João Batista Lopes da Silva
    161-171
  • Educação de jovens e adultos: história de vida

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9245
    Maria Lucia Teixeira Borges Brito, Marion Machado Cunha
    182-191
  • A maneira lúdica de compartilhar saberes na educação na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9251
    Maria Edvania dos Santos, Jaqueline Pasuch
    172-181
  • A proposta educacional da escola da Gleba Mercedes V: limites e desafios

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9249
    Renata Aparecida Silva dos Santos, Odimar João Peripolli
    202-212
  • Ensino e castigo na sala de aula da educação: revisitando a história

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9259
    Mercina Barbosa Santos, Marion Machado Cunha
    192-201
  • Artesanato na terceira idade: um estudo na cidade de Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9246
    Rosane Marlene Weber, Cristinne Leus Tomé
    225-235
  • A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9250
    Rosana Vicente da Costa, Roberto Alves de Arruda
    213-224
  • Processo ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9247
    Soeli Batista Silva, Maria Angelica Dornelles Dias
    247-257
  • História de vida profissional de Terezinha Vandressen Pissinatti: primeira professora de Sinop, de 1973 a 1977

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9253
    Rosangeli Brugnera Quatrin, Cristinne Leus Tomé
    236-246
  • História da escola municipal Professora Ana Cristina de Sena em Sinop/MT: entre sua existência e suas relações

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9236
    Vera Lucia Ferreira de Brito, Marion Machado Cunha
    258-267

Grupos de Orientação

  • Professores do município de Cláudia: uma história sobre a educação entre os anos 1978 e 2011

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9216
    Carlos Divino Cardoso
    268-269
  • Educação e novas tecnologias da informação comunicação: possibilidades e contingências

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9207
    Jairo Brizola
    272-273
  • O cuidar e o educar: concepções dos pais e o papel da creche

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9212
    Franciele Zuleide Land
    270-271

Seção Livre

  • Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9221
    Adalgisa Marques Amorin Silva, Elisangela Dias Coelho, Ivone Jesus Alexandre
    274-281
  • Desafios e perspectivas na formação de professores e a Lei 10.639/03

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9224
    Alessandra Agenor de Moura Garcia, Marcio Pereira da Silva, Ivone Jesus Alexandre
    282-290
  • Multiculturalismo e educação: desafios para o educador

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9256
    Ana Maria Nunes da Silva, Juliana Cristina Magnani Primão, Ivone Jesus Alexandre
    291-300
  • A construção intercultural da igualdade e da diferença

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9222
    Bernardete Ficagna, Erick Paulo Abdallah, Roberto Alves de Arruda
    308-314
  • O multiculturalismo e a globalização

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9227
    Andrés Máximo Molina López, Jocilene Rocha da Cunha, Roberto Alves de Arruda
    301-307
  • Violência no espaço escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9220
    Marili Lando Moura, Carlene Maria Oliveira Sodré, Ivone Jesus Alexandre
    315-327
  • O papel das mulheres na sociedade: diferentes formas de submissão

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9225
    Cleiciane Back, Joelma Vieira Barbosa, Luana Kátia Herber Quevedo, Ivone Jesus Alexandre
    328-336
  • Crise de identidade do sujeito

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210
    Diana Montanha Padilha Pivetta, Liliane Stedile de Matos, Ivone Jesus Alexandre
    337-345
  • Migração sulista para o norte do Mato Grosso: o discurso do sujeito sulista frente o multiculturalismo na região de fronteira agrícola da Amazônia Norte mato-grossense

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9258
    Fernando Hélio Tavares de Barros, Margarida Korpalski
    346-358
  • Sociedades multiculturais nas instituições de educação formal

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9219
    Franciele dos Santos, Graciele Marques dos Santos, Ivone Jesus Alexandre
    359-365
  • As relações raciais na educação básica: uma reflexão necessária

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9223
    Geise Ferreira, Zelair Olézia Rezer da Silva, Ivone Jesus Alexandre
    366-376
  • Educação no campo: um novo paradigma

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9211
    Juliano Batista Santos, Thiago Barros Miguel
    386-398
  • Exclusão e desigualdade no mundo globalizado

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9213
    Iranilda Alves Nogueira Gomes, Kerllin Carla Boeing, Ivone Jesus Alexandre
    377-385
  • Movimento, mudança, modernidade e universidade: breve retrospectiva

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9226
    Katia Souza Silva, Rosiane Siqueira, Roberto Alves de Arruda
    399-405
  • Discriminação racial: o eu, o outro e a escola

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9257
    Keila Dias Costa, Rosemary Corrêa Pontes, Ivone Jesus Alexandre
    406-413
  • O desrespeito às diferenças na cultura indígena

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9208
    Rauany Lopes Gomes, Rúbia Beatriz Renner Aguiar, Ivone Jesus Alexandre
    422-429
  • As ecologias dos saberes como práticas relacionais voltadas para uma educação contemporânea

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9209
    Maria Aparecida Deliberal, Tatiana Petri Lopes, Ivone Jesus Alexandre
    414-421
  • A cultura hacker, o movimento software livre, as redes sociais e o trabalho associado

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9218
    Rui Ogawa, Roberto Alves de Arruda
    430-442