v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo

					Visualizar v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo

Seção Apresentação: pelos professores Cristinne Leus Tomé, Elisangela Dias Coelho, Ivone Alexandre Jesus e Roberto Alves de Arruda, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT;

Introdução: Elisangela Dias Coelho, Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho e Josias Pereira de Souza;

Seção Artigos: produções dos alunos do 7º semestre de Pedagogia;

Seção Grupos de Orientação: produções dos professores-orientadores e orientandos em forma de artigos e resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Políticas Públicas e Multiculturalismo".

Organizadores: Cristinne Leus Tomé, Elisangela Dias Coelho, Ivone Jesus Alexandre e Roberto Alves de Arruda

Data de publicação: 29 de junho de 2012.

Publicado: 29-06-2012

Expediente

  • Expediente

    Cristinne Leus Tomé
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9280

Apresentação

  • Apresentação

    Cristinne Leus Tomé, Elisangela Dias Coelho, Ivone Alexandre Jesus, Roberto Alves de Arruda
    07-09
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9260

Introdução

  • Introdução

    Elisangela Dias Coelho, Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho, Josias Pereira de Souza
    10-20
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9261

Seção Artigos

  • O consumismo e sua manifestação no espaço escolar

    Adriana Rossi dos Santos, Marion Machado Cunha
    21-30
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9254
  • Hábitos alimentares na educação infantil

    Ana Lúcia de Almeida, Fátima Aparecida Silva Iocca
    31-41
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9235
  • Dialogando sobre as experiências de vida de professores após a aposentadoria

    Catia Fernanda Ristoff, Isabela Augusta Andrade Souza
    42-51
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9237
  • Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil

    Cilveli Luiz Ferreira, Jaqueline Pasuch
    52-62
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9233
  • Letramento: uma aprendizagem mais significativa

    Cristiane Carvalho Mendonça Blanco, Edneuza Alves Trugillo
    63-72
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9234
  • A formação do pedagogo e a matemática na prática docente

    Débora Antunes Ferreira, Marion Machado Cunha
    73-82
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9230
  • Informática no terceiro ano do ensino fundamental: professor(a) e o computador

    Dennis Jesus Linares Ferreira, Edneuza Alves Trugillo
    83-91
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9228
  • Educação e arte ambiental: transformando os espaços escolares

    Eva Maria Moraes Kritli Andrade, Edneuza Alves Trugillo
    103-110
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9231
  • Educação religiosa e ética

    Edna da Silva, José Luiz Müller
    92-102
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9255
  • Merenda escolar: políticas de alimentação escolar e a educação alimentar como perspectivas de práticas pedagógicas

    Ivone Borges Santos, Hélio Vieira Júnior
    120-130
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9244
  • A relação dos educadores com a educação libertadora

    Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho, Lenita Maria Korbes
    111-119
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9248
  • A informática educativa como suporte no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola do ensino fundamental de Sinop-MT

    Josias Pereira de Souza, Albina Pereira de Pinho Silva
    141-151
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9232
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil, análise no pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes

    Joanil Maria da Silva, Adil Antônio Alves de Oliveira
    131-140
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9240
  • Percepção ambiental: contextos e possibilidades no cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos

    Laurete Maria de Souza, Edneuza Alves Trugillo
    152-160
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9229
  • Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem

    Lenir Guedes, João Batista Lopes da Silva
    161-171
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9238
  • Educação de jovens e adultos: história de vida

    Maria Lucia Teixeira Borges Brito, Marion Machado Cunha
    182-191
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9245
  • A maneira lúdica de compartilhar saberes na educação na educação infantil

    Maria Edvania dos Santos, Jaqueline Pasuch
    172-181
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9251
  • A proposta educacional da escola da Gleba Mercedes V: limites e desafios

    Renata Aparecida Silva dos Santos, Odimar João Peripolli
    202-212
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9249
  • Ensino e castigo na sala de aula da educação: revisitando a história

    Mercina Barbosa Santos, Marion Machado Cunha
    192-201
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9259
  • Artesanato na terceira idade: um estudo na cidade de Sinop

    Rosane Marlene Weber, Cristinne Leus Tomé
    225-235
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9246
  • A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire

    Rosana Vicente da Costa, Roberto Alves de Arruda
    213-224
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9250
  • Processo ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

    Soeli Batista Silva, Maria Angelica Dornelles Dias
    247-257
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9247
  • História de vida profissional de Terezinha Vandressen Pissinatti: primeira professora de Sinop, de 1973 a 1977

    Rosangeli Brugnera Quatrin, Cristinne Leus Tomé
    236-246
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9253
  • História da escola municipal Professora Ana Cristina de Sena em Sinop/MT: entre sua existência e suas relações

    Vera Lucia Ferreira de Brito, Marion Machado Cunha
    258-267
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9236

Grupos de Orientação

  • Professores do município de Cláudia: uma história sobre a educação entre os anos 1978 e 2011

    Carlos Divino Cardoso
    268-269
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9216
  • Educação e novas tecnologias da informação comunicação: possibilidades e contingências

    Jairo Brizola
    272-273
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9207
  • O cuidar e o educar: concepções dos pais e o papel da creche

    Franciele Zuleide Land
    270-271
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9212

Seção Livre

  • Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica

    Adalgisa Marques Amorin Silva, Elisangela Dias Coelho, Ivone Jesus Alexandre
    274-281
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9221
  • Desafios e perspectivas na formação de professores e a Lei 10.639/03

    Alessandra Agenor de Moura Garcia, Marcio Pereira da Silva, Ivone Jesus Alexandre
    282-290
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9224
  • Multiculturalismo e educação: desafios para o educador

    Ana Maria Nunes da Silva, Juliana Cristina Magnani Primão, Ivone Jesus Alexandre
    291-300
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9256
  • A construção intercultural da igualdade e da diferença

    Bernardete Ficagna, Erick Paulo Abdallah, Roberto Alves de Arruda
    308-314
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9222
  • O multiculturalismo e a globalização

    Andrés Máximo Molina López, Jocilene Rocha da Cunha, Roberto Alves de Arruda
    301-307
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9227
  • Violência no espaço escolar

    Marili Lando Moura, Carlene Maria Oliveira Sodré, Ivone Jesus Alexandre
    315-327
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9220
  • O papel das mulheres na sociedade: diferentes formas de submissão

    Cleiciane Back, Joelma Vieira Barbosa, Luana Kátia Herber Quevedo, Ivone Jesus Alexandre
    328-336
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9225
  • Crise de identidade do sujeito

    Diana Montanha Padilha Pivetta, Liliane Stedile de Matos, Ivone Jesus Alexandre
    337-345
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210
  • Migração sulista para o norte do Mato Grosso: o discurso do sujeito sulista frente o multiculturalismo na região de fronteira agrícola da Amazônia Norte mato-grossense

    Fernando Hélio Tavares de Barros, Margarida Korpalski
    346-358
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9258
  • Sociedades multiculturais nas instituições de educação formal

    Franciele dos Santos, Graciele Marques dos Santos, Ivone Jesus Alexandre
    359-365
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9219
  • As relações raciais na educação básica: uma reflexão necessária

    Geise Ferreira, Zelair Olézia Rezer da Silva, Ivone Jesus Alexandre
    366-376
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9223
  • Educação no campo: um novo paradigma

    Juliano Batista Santos, Thiago Barros Miguel
    386-398
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9211
  • Exclusão e desigualdade no mundo globalizado

    Iranilda Alves Nogueira Gomes, Kerllin Carla Boeing, Ivone Jesus Alexandre
    377-385
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9213
  • Movimento, mudança, modernidade e universidade: breve retrospectiva

    Katia Souza Silva, Rosiane Siqueira, Roberto Alves de Arruda
    399-405
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9226
  • Discriminação racial: o eu, o outro e a escola

    Keila Dias Costa, Rosemary Corrêa Pontes, Ivone Jesus Alexandre
    406-413
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9257
  • O desrespeito às diferenças na cultura indígena

    Rauany Lopes Gomes, Rúbia Beatriz Renner Aguiar, Ivone Jesus Alexandre
    422-429
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9208
  • As ecologias dos saberes como práticas relacionais voltadas para uma educação contemporânea

    Maria Aparecida Deliberal, Tatiana Petri Lopes, Ivone Jesus Alexandre
    414-421
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9209
  • A cultura hacker, o movimento software livre, as redes sociais e o trabalho associado

    Rui Ogawa, Roberto Alves de Arruda
    430-442
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9218