O multiculturalismo e a globalização

Autores

  • Andrés Máximo Molina López
  • Jocilene Rocha da Cunha
  • Roberto Alves de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9227

Resumo

Neste trabalho se aborda o tema de globalização e multiculturalismo. De forma suscinta apresentamos a conceituação de globalização e multiculturalismo, destacando a análise no seu aspecto cultural. Ressaltamos a íntima ligação relacional entre a globalização e o multiculturalismo, delinhada por uma hegemonia ideológica e econômica atrelada aos interesses do sistema capitalista. Concluimos o artigo registrando algumas considerações, principalmente da necessidade de tomada de conciência dos diversos grupos sociais a fim de preservar a sua identidade cultural.

Palavras-chave: globalização; multiculturalismo; capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrés Máximo Molina López

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pós-graduado em Administração em Marketing pela Universidade Dom Bosco (UCDB), pós-graduado em Psicologia Organizacional pela Universidade Estácio de Sá (UES). Pós-graduando no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Jocilene Rocha da Cunha

Graduada pela Universidade do Norte de Paraná (UNOPAR), pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Sinop (FASIP). Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Roberto Alves de Arruda

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Práticas Sociais (GEPTEPS). Concursado na área de Metodologia de Ensino no Departamento de Pedagogia do Campus Universitário de Sinop, (UNEMAT).

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

GANDIN, Luiz Armando ; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, 2003, p. 5-23. Disponível em: < http://www.boaventuradesousasantos.pt/documentos/curriculosemfronteiras.pdf >. Acesso: em 15 jan. 2012.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia. Entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

IANNI, Octavio. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MCLAREN, Peter. A vida nas escolas. Uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

______. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.89.

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma: para compreender o mundo de hoje. Petrópolis: Vozes, 2006.

TORRES, Carlos Alberto. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

López, A. M. M., Cunha, J. R. da, & Arruda, R. A. de. (2012). O multiculturalismo e a globalização. Eventos Pedagógicos, 3(2), 301–307. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9227

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>