A proposta educacional da escola da Gleba Mercedes V: limites e desafios

Autores

  • Renata Aparecida Silva dos Santos UNEMAT - campus Universitário de Sinop
  • Odimar João Peripolli UNEMAT - campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9249

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no Centro Municipal Integrado de Educação do Campo, que teve como objetivo analisar a proposta de ensino nas escolas rurais / do campo no município de Sinop/MT, na comunidade rural Gleba Mercedes V (assentamento de reforma agrária). Buscou-se verificar se o currículo é condizente com a realidade em que a escola está inserida. No que se refere às bases metodológicas, a pesquisa é de cunho qualitativo com enfoque no estudo de caso, embora também possua algumas características da pesquisa-ação. Através da pesquisa realizada puderam-se conhecer melhor os contextos educacionais que nos cercam e compreender como se estabelece as relações de ensino a partir de uma proposta curricular urbana em uma escola do / no campo, pois, há que se ressaltar que escola ainda não possui um currículo que atenda as peculiaridades do espaço em que se insere por diversos fatores que variam desde ordem financeira quanto de políticas públicas, entre outros. Nesse sentido, ao discutirmos sobre educação do campo é necessário que façamos uma reflexão mais ampla, buscando respeitar os sujeitos do campo, tendo em vista ainda, que é através da terra e do seu trabalho nela que estes têm as suas condições de vida, sustento e se fazem cidadãos. Sendo assim, a partir da pesquisa realizada e dos resultados alcançados esperamos que essa discussão suscite provocações em torno da construção de políticas públicas voltadas para o campo.

Palavras-chave: educação do campo; políticas públicas; currículo; escola no campo / rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Aparecida Silva dos Santos, UNEMAT - campus Universitário de Sinop

Graduanda em Pedagogia - UNEMAT - Sinop/MT

Referências

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 6 ed. Rio de Janeiro/Brasília: UFRJ e UnB, 1996.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção do projeto político-pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Monica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004.

ENDLICH, Ângela Maria. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; WHITACKER, Arthur Magon (org.). Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2006. 248 p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991, - (Biblioteca da educação, Série1. Escola; v. 16)

FREITAS, Luiz Carlos de. Reflexões sobre a luta de classes no interior da escola pública. In: ORSO, Paulino José; GONÇALVES, Sebastião Rodrigues; MATTOS, Valci Maria (orgs.). Educação e luta de classes. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. 48 p.

HIDALGO, Ângela Maria. De “educação para a responsabilização individual” para “educação e consciência de classe”. In: ORSO, Paulino José; GONÇALVES, Sebastião Rodrigues; MATTOS, Valci Maria (orgs.). Educação e luta de classes. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

LEITE, Sérgio Celani. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999. (Coleção Questões da Nossa Época, 70).

MARTINS, José de Souza. A militarização da Questão agrária no Brasil. Petrópolis, RJ:1985.

MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96. Brasília: MEC, 1996.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MUNARIM, Antonio. Elementos para uma política pública de Educação do Campo. In: MOLINA, Monica Castagna (org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

PERIPOLLI, Odimar João. Expansão do Capitalismo na Amazônia Norte Mato-grossense: a mercantilização da terra e da escola. Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2009. (Tese de doutorado).

PRADO JÚNIOR, Caio. A questão agrária. São Paulo: Brasiliense, 1979.

RECK, Jair. (Org.). Novas Perspectivas para Educação do Campo em Mato Grosso. Contextos: (RE) significando a aprendizagem e a vida. Seduc, MT, 2007.

ROMANELLI, Otaíza. História da Educação Brasileira. 29 ed. São Paulo: Editora Vozes, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. "Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências". In: BARREIRA, César. Sociologia e Conhecimento além das Fronteiras. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2006.

SINOP. Proposta Pedagógica Centro Municipal Integrado de Educação do Campo ‘Carlos Drummond de Andrade’. Sinop: PMS/SME – Departamento de Educação do Campo, 2009.

p.190-207.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 2.ed. São Paulo: Editora Cortez, 1986.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e espaço. In: MEC/SAD. Currículo: conhecimento e cultura. Brasil: MEC/SAD, 2009.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Santos, R. A. S. dos, & Peripolli, O. J. (2012). A proposta educacional da escola da Gleba Mercedes V: limites e desafios. Eventos Pedagógicos, 3(2), 202–212. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9249

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)