A proposta educacional da escola da Gleba Mercedes V: limites e desafios
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9249Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no Centro Municipal Integrado de Educação do Campo, que teve como objetivo analisar a proposta de ensino nas escolas rurais / do campo no município de Sinop/MT, na comunidade rural Gleba Mercedes V (assentamento de reforma agrária). Buscou-se verificar se o currículo é condizente com a realidade em que a escola está inserida. No que se refere às bases metodológicas, a pesquisa é de cunho qualitativo com enfoque no estudo de caso, embora também possua algumas características da pesquisa-ação. Através da pesquisa realizada puderam-se conhecer melhor os contextos educacionais que nos cercam e compreender como se estabelece as relações de ensino a partir de uma proposta curricular urbana em uma escola do / no campo, pois, há que se ressaltar que escola ainda não possui um currículo que atenda as peculiaridades do espaço em que se insere por diversos fatores que variam desde ordem financeira quanto de políticas públicas, entre outros. Nesse sentido, ao discutirmos sobre educação do campo é necessário que façamos uma reflexão mais ampla, buscando respeitar os sujeitos do campo, tendo em vista ainda, que é através da terra e do seu trabalho nela que estes têm as suas condições de vida, sustento e se fazem cidadãos. Sendo assim, a partir da pesquisa realizada e dos resultados alcançados esperamos que essa discussão suscite provocações em torno da construção de políticas públicas voltadas para o campo.
Palavras-chave: educação do campo; políticas públicas; currículo; escola no campo / rural.
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