Discriminação racial: o eu, o outro e a escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9257Resumo
Este trabalho apresenta uma analise sobre as relações raciais no ambiente escolar. Uma discussão teórica sobre os indicadores sociais dentro da escola que evidenciam os mecanismos intraescolares, como fatores contribuidores de exclusão, diminuição e distanciamento entre o eu e o outro. A sociedade brasileira é caracterizada pela pluralidade étnica, sendo este produto de um processo histórico de três grupos distintos: portugueses, índios e negros. Hoje, temos um país miscigenado, multifacetado, porém, marcado pelo antagonismo e pela imprevisibilidade, percebidos no espaço que a criança negra ocupa na escola. Assim, essa criança vive situações de preconceito, descrédito e difícil inclusão social. Sendo assim, busca-se neste estudo contribuir e compreender a importância da escola, como espaço social, e sua relevância na formação e construção e construção da identidade da criança. Dessa forma, compreendemos que a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito.
Palavras-chave: educação; escola x negro; mecanismos intraescolares; discriminação x preconceito.
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