Discriminação racial: o eu, o outro e a escola

Autores

  • Keila Dias Costa
  • Rosemary Corrêa Pontes
  • Ivone Jesus Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9257

Resumo

Este trabalho apresenta uma analise sobre as relações raciais no ambiente escolar. Uma discussão teórica sobre os indicadores sociais dentro da escola que evidenciam os mecanismos intraescolares, como fatores contribuidores de exclusão, diminuição e distanciamento entre o eu e o outro. A sociedade brasileira é caracterizada pela pluralidade étnica, sendo este produto de um processo histórico de três grupos distintos: portugueses, índios e negros. Hoje, temos um país miscigenado, multifacetado, porém, marcado pelo antagonismo e pela imprevisibilidade, percebidos no espaço que a criança negra ocupa na escola. Assim, essa criança vive situações de preconceito, descrédito e difícil inclusão social. Sendo assim, busca-se neste estudo contribuir e compreender a importância da escola, como espaço social, e sua relevância na formação e construção e construção da identidade da criança. Dessa forma, compreendemos que a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito.

Palavras-chave: educação; escola x negro; mecanismos intraescolares; discriminação x preconceito.

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Biografia do Autor

Keila Dias Costa

Pedagoga, formada pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Artigo Científico publicado pela revista La Cidade Antiga - México.

Rosemary Corrêa Pontes

Graduada em Pedagogia pela UNIPAR Umuarama/PR. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão Social pela Faculdade Dom Bosco Curitiba/PR. Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Ivone Jesus Alexandre

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduada em Educação a Distancia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá). Mestrado em Educação pela UFMT/Cuiabá. Professora Assistente na UNEMAT/Juara e atua na área de Metodologia de Ensino.

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Costa, K. D., Pontes, R. C., & Alexandre, I. J. (2012). Discriminação racial: o eu, o outro e a escola. Eventos Pedagógicos, 3(2), 406–413. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9257

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