Crise de identidade do sujeito

Autores

  • Diana Montanha Padilha Pivetta UNEMAT
  • Liliane Stedile de Matos UNEMAT
  • Ivone Jesus Alexandre UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210

Resumo

O artigo visa analisar o tema da construção da identidade do sujeito, apresentando o conceito das velhas e novas identidades e das três concepções de identidade: o sujeito do iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno, observando as profundas modificações as quais o sujeito foi submetido, abandonando sua identidade fixa e sólida por identidades variáveis e temporárias. Apresenta-se um histórico da construção da identidade do sujeito na humanidade, depois, o artigo aborda a questão da nova ideia de identidade que a sociedade líquida globalizada impõe. Finalizando, apresentamos a mudança nos relacionamentos afetivos que a pós-modernidade líquida está proporcionando.

Palavras-chave: identidade; modernidade; sociedade; educação; globalização; sujeito.


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Biografia do Autor

  • Diana Montanha Padilha Pivetta, UNEMAT
    Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005) e graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006).
  • Liliane Stedile de Matos, UNEMAT
    Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e Letras Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. Cursando Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, no Depto de Pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Na área da Educação possui experiência em docência no ensino superior e ensino técnico de nível médio, e na área de Engenharia de Pesca tem experiência em ecologia de reservatórios, levantamento de ictiofauna, tecnologia de pescado, reprodução e larvicultura.
  • Ivone Jesus Alexandre, UNEMAT
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Especialização em Orientação Academica para professores em EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Mestrado em Educação pela Univerisidade Federal de Mato Grosso-UFMT. É professora Mestre Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Participa do grupo de pesquisa NEPRE-núcleo de Estudos e Pesquisas sobre relações Raciais e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e do NEGRA-Núcleo de Estudos sobre Genero, Raça e Alteridade na UNiversidade Estadual de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para as relações etnico racial, Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Metodologia de Ensino, Estágio Supervisionado de Educação Infantil, Metodologias e Fundamentos de Educação de Jovens, Metodologias e Fundamentos de Alfabetização e Relações raciais.

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Crise de identidade do sujeito. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 337-345. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210

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