Crise de identidade do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210Resumo
O artigo visa analisar o tema da construção da identidade do sujeito, apresentando o conceito das velhas e novas identidades e das três concepções de identidade: o sujeito do iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno, observando as profundas modificações as quais o sujeito foi submetido, abandonando sua identidade fixa e sólida por identidades variáveis e temporárias. Apresenta-se um histórico da construção da identidade do sujeito na humanidade, depois, o artigo aborda a questão da nova ideia de identidade que a sociedade líquida globalizada impõe. Finalizando, apresentamos a mudança nos relacionamentos afetivos que a pós-modernidade líquida está proporcionando.
Palavras-chave: identidade; modernidade; sociedade; educação; globalização; sujeito.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Vida líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
______ . Modernidade Líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005a.
______ . Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005b.
______ . Amor líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BITTENCOURT, R. N. A Estrutura Simbólica da Vida Líquida em Zygmunt Bauman. Revista de Filosofia – Argumentos, Ano 2, n. 4, 2010. Disponível em < http://www.filosofia.ufc.br/argumentos/pdfs/edicao_4/12.pdf>. Acesso em: 29 fev. 2012.
CUGINI, P. Identidade, Afetividade e a Mudanças Relacionais na Modernidade Liquida na Teoria de Zygmunt Bauman. Diálogos possíveis, Art. 10. jan/jun 2008. Disponível em < http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/12/artigo_10.pdf>. Acesso em 29 fev. 2012.
GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Ed. UNESP, 1993.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LACLAU, E. New Reflections on the Resolution of our Time. Londres: Verso, 1990.
ROUANET, S. P. Mal-Estar na Modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.