Crise de identidade do sujeito

Autores

  • Diana Montanha Padilha Pivetta UNEMAT
  • Liliane Stedile de Matos UNEMAT
  • Ivone Jesus Alexandre UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210

Resumo

O artigo visa analisar o tema da construção da identidade do sujeito, apresentando o conceito das velhas e novas identidades e das três concepções de identidade: o sujeito do iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno, observando as profundas modificações as quais o sujeito foi submetido, abandonando sua identidade fixa e sólida por identidades variáveis e temporárias. Apresenta-se um histórico da construção da identidade do sujeito na humanidade, depois, o artigo aborda a questão da nova ideia de identidade que a sociedade líquida globalizada impõe. Finalizando, apresentamos a mudança nos relacionamentos afetivos que a pós-modernidade líquida está proporcionando.

Palavras-chave: identidade; modernidade; sociedade; educação; globalização; sujeito.


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Biografia do Autor

Diana Montanha Padilha Pivetta, UNEMAT

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005) e graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006).

Liliane Stedile de Matos, UNEMAT

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e Letras Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. Cursando Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, no Depto de Pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Na área da Educação possui experiência em docência no ensino superior e ensino técnico de nível médio, e na área de Engenharia de Pesca tem experiência em ecologia de reservatórios, levantamento de ictiofauna, tecnologia de pescado, reprodução e larvicultura.

Ivone Jesus Alexandre, UNEMAT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Especialização em Orientação Academica para professores em EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Mestrado em Educação pela Univerisidade Federal de Mato Grosso-UFMT. É professora Mestre Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Participa do grupo de pesquisa NEPRE-núcleo de Estudos e Pesquisas sobre relações Raciais e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e do NEGRA-Núcleo de Estudos sobre Genero, Raça e Alteridade na UNiversidade Estadual de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para as relações etnico racial, Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Metodologia de Ensino, Estágio Supervisionado de Educação Infantil, Metodologias e Fundamentos de Educação de Jovens, Metodologias e Fundamentos de Alfabetização e Relações raciais.

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Pivetta, D. M. P., Matos, L. S. de, & Alexandre, I. J. (2012). Crise de identidade do sujeito. Eventos Pedagógicos, 3(2), 337–345. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210

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