Crise de identidade do sujeito

Autores

  • Diana Montanha Padilha Pivetta UNEMAT
  • Liliane Stedile de Matos UNEMAT
  • Ivone Jesus Alexandre UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210

Resumo

O artigo visa analisar o tema da construção da identidade do sujeito, apresentando o conceito das velhas e novas identidades e das três concepções de identidade: o sujeito do iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno, observando as profundas modificações as quais o sujeito foi submetido, abandonando sua identidade fixa e sólida por identidades variáveis e temporárias. Apresenta-se um histórico da construção da identidade do sujeito na humanidade, depois, o artigo aborda a questão da nova ideia de identidade que a sociedade líquida globalizada impõe. Finalizando, apresentamos a mudança nos relacionamentos afetivos que a pós-modernidade líquida está proporcionando.

Palavras-chave: identidade; modernidade; sociedade; educação; globalização; sujeito.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diana Montanha Padilha Pivetta, UNEMAT
    Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005) e graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006).
  • Liliane Stedile de Matos, UNEMAT
    Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e Letras Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. Cursando Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, no Depto de Pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Na área da Educação possui experiência em docência no ensino superior e ensino técnico de nível médio, e na área de Engenharia de Pesca tem experiência em ecologia de reservatórios, levantamento de ictiofauna, tecnologia de pescado, reprodução e larvicultura.
  • Ivone Jesus Alexandre, UNEMAT
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Especialização em Orientação Academica para professores em EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Mestrado em Educação pela Univerisidade Federal de Mato Grosso-UFMT. É professora Mestre Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Participa do grupo de pesquisa NEPRE-núcleo de Estudos e Pesquisas sobre relações Raciais e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e do NEGRA-Núcleo de Estudos sobre Genero, Raça e Alteridade na UNiversidade Estadual de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para as relações etnico racial, Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Metodologia de Ensino, Estágio Supervisionado de Educação Infantil, Metodologias e Fundamentos de Educação de Jovens, Metodologias e Fundamentos de Alfabetização e Relações raciais.

Referências

BAUMAN, Z. Vida líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

______ . Modernidade Líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005a.

______ . Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005b.

______ . Amor líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BITTENCOURT, R. N. A Estrutura Simbólica da Vida Líquida em Zygmunt Bauman. Revista de Filosofia – Argumentos, Ano 2, n. 4, 2010. Disponível em < http://www.filosofia.ufc.br/argumentos/pdfs/edicao_4/12.pdf>. Acesso em: 29 fev. 2012.

CUGINI, P. Identidade, Afetividade e a Mudanças Relacionais na Modernidade Liquida na Teoria de Zygmunt Bauman. Diálogos possíveis, Art. 10. jan/jun 2008. Disponível em < http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/12/artigo_10.pdf>. Acesso em 29 fev. 2012.

GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Ed. UNESP, 1993.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LACLAU, E. New Reflections on the Resolution of our Time. Londres: Verso, 1990.

ROUANET, S. P. Mal-Estar na Modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SENNETT, R. A corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Crise de identidade do sujeito. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 337-345. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9210

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>