A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9250Resumo
A ação administrativa e pedagógica numa concepção de gestão democrática é um constante desafio para os gestores de unidades escolares públicas no Estado de Mato Grosso. Os sujeitos inseridos no contexto das comunidades educativas agem nos espaços de construção e reconstruções das relações e intencionalidades de uma prática política e pedagógica, orientada para determinados fins. A pesquisa sobre a gestão democrática mostra-se relevante à medida que a ação administrativa e pedagógica está problematizada em torno da análise de como acontece às relações humanas dentro do contexto escolar, mediatizadas pelas condições materiais de produção. Assim sendo, a pesquisa buscou discutir as principais questões relacionadas à atuação do gestor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa, como também à função do gestor dentro da estrutura organizacional. As referências bibliográficas, entrevista, questionários e observações realizadas forneceram suporte para entender que a gestão participativa e compartilhada pelos segmentos internos e externos da comunidade educativa, promove a divisão de responsabilidades e melhora o acompanhamento das ações. Compreendemos também que a gestão participativa possibilita intervenções resoluções para as questões que surgem na escola, relações com a comunidade usuária, bem como, com os órgãos centrais do sistema de ensino a qual à escola é submetida hierarquicamente.
Palavras-chave: educação; ação administrativa; gestão democrática; prática política e pedagógica.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base de Educação Nacional N° 9394. Brasília, 20 de dezembro de 1996.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação Educacional Brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: introdução à Pedagogia do Conflito. 6ª ed. São
Paulo: Cortez, 1985.
GADOTTI, Moacir (Org.). Autonomia da Escola: Princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 2004.
LUCK, Heloísa. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. RJ: Editora Ltda, 1996.
LIBANEO, José. C.; OLIVEIRA, João F. de. TOSCHI, Mirza S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Gestão Democrática da escola, ética e sala de aula. ABC Education, n. 64. São Paulo: Criarp, 2007.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. (Org). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, Vozes, 2000.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Eleições de diretor: A escola Pública experimenta a democracia. Campinas-SP. Papirus, 1996.
SAVIANI, D. Papel do diretor de escola numa sociedade em crise. In. _______Educação: do senso comum á consciência filosófica. 13 ed. Campinas. 2000.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Athas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.