Merenda escolar: políticas de alimentação escolar e a educação alimentar como perspectivas de práticas pedagógicas

Autores

  • Ivone Borges Santos UNEMAT / campus Universitário de Sinop
  • Hélio Vieira Júnior UNEMAT - campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9244

Resumo

Este artigo traz um estudo acerca da merenda escolar levantando discussões relacionadas às questões políticas legais referente a merenda escolar que permeiam a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional e a Constituição Federal, levando em consideração a criança que está inserida nesta realidade. Aborda como estão às políticas presentes no processo de aquisição, distribuição e preparação da merenda escolar, bem como, analisar os aspectos educacionais no uso da merenda escolar, quanto aos procedimentos metodológicos e pedagógicos adotados para a formação do aluno deste espaço educativo. Alguns autores que embasaram o trabalho foram Eliane Leão Fernandes, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº 9394/96, Dixis Figueroa Pedraza. Para tal estudo usou-se como metodologia o Estudo de Caso, que é o estudo de um caso específico, onde o pesquisador precisa levantar dados preciosos sobre o seu objeto da pesquisa. Foram feitas entrevistas com cinco professoras, da referida escola, também dez alunos do 3º ano da educação básica e duas merendeiras do período vespertino para a coleta dos dados. Com isso, apresenta-se aqui o resultado da pesquisa que traz conclusões, reflexões e novas inquietações.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; professora e crianças; estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Borges Santos, UNEMAT / campus Universitário de Sinop

Graduanda em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

PEDRAZA, Dixis Figueroa. ANDRADE, Sonia Lúcia L. Sousa de: A Alimentação escolar analisada no contexto de um programa de Alimentação e Nutrição. Revista brasileira da saúde, vol.19 número 003 ano 2006.

PEREIRA, Joana D’arc Lucia: A Educação na perspectiva das práticas pedagógicas Infantil. Sinop, 2008.

OLIVEIRA, Antônio Raimundo de: Educação e Alimentação: Um estudo de caso sobre o reflexo do programa da multimistura no desempenho escolar de crianças pobres no município de Sinop. Sinop, 2011.

FERNANDES, Eliane Leão: Transparência e controle social: O caso do Conselho de Alimentação Escolar de Mato Grosso do Sul. Brasília, DF. 2010.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E.D. A.: Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo. EPU, 1986.

TEIXEIRA, Eliane de Oliveira Lima: A Merenda Escolar e seus Aspectos Políticos, Sociais e Nutricionais. São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Santos, I. B., & Vieira Júnior, H. (2012). Merenda escolar: políticas de alimentação escolar e a educação alimentar como perspectivas de práticas pedagógicas. Eventos Pedagógicos, 3(2), 120–130. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9244