Ensino e castigo na sala de aula da educação: revisitando a história

Autores

  • Mercina Barbosa Santos UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9259

Resumo

Este artigo enfatiza a análise e discutição das experiências de pessoas que experenciaram o castigo na escola e refletir as relações de vivências que tiveram na escolarização, considerando o século XX. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Sinop, devido à sua condição de cidade de colonização e ter pessoas de vários estados brasileiro, situação que facilitou o desenvolvimento do trabalho. Os objetivos da pesquisa foram compreender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e como elas se sentiam diante dos castigos e analisar as relações existentes entre o castigo e as práticas educativas no processo contraditório capital e trabalho. A pesquisa é qualitativa sobre orientação da metodologia da história oral, de cunho marxista para apreender as relações sociais e históricas estabelecidas pelos sujeitos. O roteiro desta foi composto por entrevista semiestruturada, seguido de um roteiro com quinze perguntas, com oito com pessoas de diferente grau de escolaridade, da zona rural da zona urbana. O resultado da pesquisa aponta que os sujeitos envolvidos possuem experiências que os afligem e está fortemente presente em suas memórias: a educação sustentada no castigo. A sociedade está marcada por desigualdades e opressões legadas de outrora e que estão nas memórias dos colaboradores, seres que vivem em uma sociedade individualista e exclusiva. A educação humanizada e de reconhecimento humano não é possível enquanto o humano viver sob a égide do capital.

Palavras-chave: educação; ensino; castigo; história oral.

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Biografia do Autor

  • Mercina Barbosa Santos, UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
    Graduanda do curso de Pedagogia do campus Universitário de Sinop

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Ensino e castigo na sala de aula da educação: revisitando a história. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 192-201. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9259

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