Exclusão e desigualdade no mundo globalizado

Autores

  • Iranilda Alves Nogueira Gomes UNEMAT
  • Kerllin Carla Boeing
  • Ivone Jesus Alexandre UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9213

Resumo

O artigo busca demonstrar os diferentes tipos de desigualdade e exclusão existentes no mundo globalizado. Discute também os conceitos e o comportamento excludente e desigual existente ao longo da história, apontando as diferentes formas de racismo e desvalorização de determinadas culturas na sociedade moderna. Aborda ainda a contribuição das Tecnologias de Informações e revela os meios insuficientes que o Estado enquanto instituição tem realizado no combate destas práticas, sugerindo que em parceria com a escola discuta os métodos pedagógicos dos professores, buscando a conscientização e respeito pelas diferentes culturas e etnias presentes no Brasil.

Palavras-chave: educação; desigualdade; exclusão; globalização; multiculturalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iranilda Alves Nogueira Gomes, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Kerllin Carla Boeing

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010) e graduação em Gestão da Produção Industrial pela Faculdade Tecnologia de Curitiba (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais.

Ivone Jesus Alexandre, UNEMAT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Especialização em Orientação Academica para professores em EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Mestrado em Educação pela Univerisidade Federal de Mato Grosso-UFMT. É professora Mestre Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Participa do grupo de pesquisa NEPRE-núcleo de Estudos e Pesquisas sobre relações Raciais e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e do NEGRA-Núcleo de Estudos sobre Genero, Raça e Alteridade na UNiversidade Estadual de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para as relações etnico racial, Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Metodologia de Ensino, Estágio Supervisionado de Educação Infantil, Metodologias e Fundamentos de Educação de Jovens, Metodologias e Fundamentos de Alfabetização e Relações raciais.

Referências

AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Voto feminino resultou de longo processo de mobilização. Disponível: <http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/politica/409788-voto-feminino-resultou-de-longo-processo-de-mobilizacao.html> Acesso em: 24 fev. 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahae, 2005.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Multiculturalismo e Educação: do protesto de rua a proposta e políticas. São Paulo: Educação e Pesquisa 2003. Vol. 29. p. 109-123.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2000.

RAMOS, Adriana. O que é bullying. Agosto/2009. Disponível: <http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml> Acesso em: 04 out. 2011.

SANTOS, Boaventura. A gramática do Tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008. Vol. 4. Coleção para um novo senso comum.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Gomes, I. A. N., Boeing, K. C., & Alexandre, I. J. (2012). Exclusão e desigualdade no mundo globalizado. Eventos Pedagógicos, 3(2), 377–385. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9213

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>