Exclusão e desigualdade no mundo globalizado
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9213Resumo
O artigo busca demonstrar os diferentes tipos de desigualdade e exclusão existentes no mundo globalizado. Discute também os conceitos e o comportamento excludente e desigual existente ao longo da história, apontando as diferentes formas de racismo e desvalorização de determinadas culturas na sociedade moderna. Aborda ainda a contribuição das Tecnologias de Informações e revela os meios insuficientes que o Estado enquanto instituição tem realizado no combate destas práticas, sugerindo que em parceria com a escola discuta os métodos pedagógicos dos professores, buscando a conscientização e respeito pelas diferentes culturas e etnias presentes no Brasil.
Palavras-chave: educação; desigualdade; exclusão; globalização; multiculturalismo.
Downloads
Referências
AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Voto feminino resultou de longo processo de mobilização. Disponível: <http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/politica/409788-voto-feminino-resultou-de-longo-processo-de-mobilizacao.html> Acesso em: 24 fev. 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahae, 2005.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Multiculturalismo e Educação: do protesto de rua a proposta e políticas. São Paulo: Educação e Pesquisa 2003. Vol. 29. p. 109-123.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2000.
RAMOS, Adriana. O que é bullying. Agosto/2009. Disponível: <http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml> Acesso em: 04 out. 2011.
SANTOS, Boaventura. A gramática do Tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008. Vol. 4. Coleção para um novo senso comum.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.