A formação do pedagogo e a matemática na prática docente

Autores

  • Débora Antunes Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Marion Machado Cunha Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9230

Resumo

No presente artigo, tive como objetivos da pesquisa, a análise e sintetização da prática do trabalho pedagógico do curso de Pedagogia - da UNEMAT campus de Sinop - envolvendo a matemática. Enfatizei à compreensão das atividades docentes, relacionadas à matemática, desenvolvidas por pedagogos nos anos iniciais – especificamente na Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, situada no bairro Bela Vista, município de Sorriso-MT. Assim, busquei interpretar, no aspecto do ensino da Matemática, quais eram as relações conceituais presentes na formação do pedagogo e o trabalho pedagógico nos anos iniciais. A fundamentação teórica é embasada em Augusto Trivinõs, Deise Rôos Cunha, Iria Brzezinski, Jussara Ceron, Marion Machado Cunha, Menga Lüdke, Marli Andre e Paulo Freire. Utilizei da pesquisa qualitativa, empregando a pesquisa participante e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos e cinco professores. Empreguei a entrevista semiestruturada e a observação, deste modo, constatei que a carga horária destinada a matemática é diminuta e a prática da disciplina de Matemática Básica não corresponde a ementa desta disciplina. Isto acarreta em uma quebra da ligação, proposta pelo Projeto Político Pedagógico do curso, entre Matemática Básica e Matemática para o início da escolarização. Neste contexto as lacunas no ensino da matemática provocam uma falta de conhecimento da matemática como área do conhecimento humano, o que acarreta em uma prática ausente de diversidade de ensino.

Palavras-chave: educação; educação matemática; formação do pedagogo; prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Antunes Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) campus de Sinop.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília: 2005.

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: Busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.

CAZORLA, Irene Maurício; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Concepções,

atitudes e crenças em relação à Matemática na formação do professor da

educação básica. In: 28ª Reunião Anual da ANPEd, 2005, Caxambú. Anais

eletrônicos... 28ª reunião anual da ANPEd, 2005. Disponível em:

<http://paje.fe.usp.br/~anped/reunio es28.htm> Acesso: 09 de agosto de 2010.

CERON, Jussara Cristina Mayer. Educação Matemática: Desafios para o cotidiano de professoras alfabetizadoras das séries iniciais do ensino fundamental. 2004. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdades Integradas Católicas de Palmas (FACIPAL). – Palmas - PR, 2004.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior - MEC. Diretrizes curriculares nacionais Para o curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Acesso em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf> 20 abril 2012.

CUNHA, Deise Rôos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Faculdade de Física - Pontifícia Universidade Católica do Rio do Rio Grande do Sul. – Porto Alegre, 2010.

CUNHA, Marion M. O trabalho dos professores e a Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop / MT na década de 1990: o sentido do coletivo. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Porto Alegre, 2010.

FREIRE, Madalena. Educador. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz

e Terra, 1967.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.

______. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

______. Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.

______. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

______; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1986.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SANTALÓ, Luis A. Matemática para não matemáticos. In PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

______. Introdução ao método dialético na pesquisa em Ciências sociais. Programa de Pós-Graduação, FACED, URFGS. Porto Alegre: s.n., 2006a. (documento impresso)

______. Breve apresentação do método dialético materialista. Porto alegre. 2006b.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Ferreira, D. A., & Cunha, M. M. (2012). A formação do pedagogo e a matemática na prática docente. Eventos Pedagógicos, 3(2), 73–82. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9230

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>