A relação dos educadores com a educação libertadora

Autores

  • Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho Unemat Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Lenita Maria Korbes Unemat Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9248

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a infantilização do material e dos conteúdos que são trabalhados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de relacionar as práticas educativas dos professores com a educação libertadora de Paulo Freire. Para a fundamentação teórica recorri ao autor Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto. Enquanto escolha metodológica busquei na pesquisa qualitativa, e mais precisamente, na etnografia, os procedimentos necessários quanto ao rigor metodológico necessários. Para coleta de dados utilizei a observação dirigida e as entrevistas semi-estruturadas. Para alcançar os objetivos propostos, selecionei duas professoras da EJA de uma escola da cidade de Sinop-MT. Durante a pesquisa a questão sobre a infantilização dos conteúdos foi levantada pelas professoras da EJA gerando uma dúvida se esta é uma imposição decorrente da grade curricular ou se é uma escolha didática delas, pois tais conteúdos foram observados sendo trabalhados em sala de aula.

Palavras-chave: educação; educação libertadora; infantilização; práticas educativas; educação de jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação, Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo. Editora Cortez e Moraes Ltda, 1979.

______Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981, (O Mundo, Hoje, v. 10)

______. Medo e Ousadia: O cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

______. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

______Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos / Paulo Freire. – São Paulo: Editora UNESP, 2000.

______. Educação e Mudança. 31 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

LDB. Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9394, de 1996 que estabelece diretrizes e bases da educação nacional e legislação correlatada. 2ª Ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.

PINTO, Álvaro Vieira, Sete Lições sobre Educação de Adultos. 15 ed. Editora Cortez, São Paulo, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. 6 ed. São Paulo: Atlas, 1987.

FLORA: entrevista. [22 mar. 2012]. Entrevistadora: Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho. Sinop, MT, 2012. Aparelho de celular (10 min.). Entrevista concedida para monografia A Relação dos professores com a educação libertadora.

HORTÊNCIA: entrevista. [22 mar. 2012]. Entrevistadora: Itamar Teresinha Barbieri de Carvalho. Sinop, MT, 2012. Aparelho de celular (10 min.). Entrevista concedida para monografia A Relação dos professores com a educação libertadora.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Carvalho, I. T. B. de, & Korbes, L. M. (2012). A relação dos educadores com a educação libertadora. Eventos Pedagógicos, 3(2), 111–119. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9248