A relação dos educadores com a educação libertadora
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9248Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a infantilização do material e dos conteúdos que são trabalhados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de relacionar as práticas educativas dos professores com a educação libertadora de Paulo Freire. Para a fundamentação teórica recorri ao autor Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto. Enquanto escolha metodológica busquei na pesquisa qualitativa, e mais precisamente, na etnografia, os procedimentos necessários quanto ao rigor metodológico necessários. Para coleta de dados utilizei a observação dirigida e as entrevistas semi-estruturadas. Para alcançar os objetivos propostos, selecionei duas professoras da EJA de uma escola da cidade de Sinop-MT. Durante a pesquisa a questão sobre a infantilização dos conteúdos foi levantada pelas professoras da EJA gerando uma dúvida se esta é uma imposição decorrente da grade curricular ou se é uma escolha didática delas, pois tais conteúdos foram observados sendo trabalhados em sala de aula.
Palavras-chave: educação; educação libertadora; infantilização; práticas educativas; educação de jovens e adultos.
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