Informática no terceiro ano do ensino fundamental: professor(a) e o computador

Autores

  • Dennis Jesus Linares Ferreira
  • Edneuza Alves Trugillo Unemat Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9228

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a análise de como o computador vem sendo utilizado no terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Ana Cristina de Sena e como os professores estão fazendo uso dessa ferramenta na prática docente. O trabalho teve como referencias teóricas os conceitos de Fernando José de Almeida, José Manuel Morran, Albina Pereira Pinho Silva e Sandra Luzia Wrobel Straub entre outros. Menciono os preceitos teóricos que possibilitam explicar a necessidade do uso do computador pelas escolas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, bem como também diagnosticar quais dificuldades os professores estão enfrentando para inserir o computador em sua pratica docente. Este trabalho foi desenvolvido dentro dos referenciais metodológicos de uma pesquisa qualitativa, de cunho investigativo. Através dos dados obtidos destacamos o interesse e a importância dos alunos pelo computador, a visualização do uso do computador, do envolvimento da professora com a informática bem como se a mesma está participando da formação na área tecnológica.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; informática; pesquisa qualitativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dennis Jesus Linares Ferreira
    Graduando em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

CARDOSO, Valcir. Informática no Terceiro Ano do Ensino Fundamental: professor (a) e o computador: depoimento. [30 abril 2012]. Entrevistador: Dennis Jesus Liñares Ferreira. Sinop. MT, 2012. 1 diário de campo. Câmera Digital. Entrevista concedida para trabalho de conclusão de curso sobre a informática e a educação na escola Ana Cristina de Senna 2012.

LIBÂNEO, José C. Adeus Professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MORRAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores audiovisuais e telemática. In: MORRAN, José Manuel; MASSETO, Marcos T.; BEHRENS, Maria A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

NOGUEIRA, GRAZIELA. FRANCISCA. MOURA. Informática no Terceiro Ano do Ensino Fundamental: professor(a) e o computador: depoimento. [30 abril 2012]. Entrevistador: Dennis Jesus Liñares Ferreira. Sinop. MT, 2012. 1 diário de campo. Câmera Digital. Entrevista concedida para trabalho de conclusão de curso sobre a informática e a educação na escola Ana Cristina de Senna 2012.

STRAUB, S.L.W.O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/ no PROINFO. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Informática no terceiro ano do ensino fundamental: professor(a) e o computador. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 83-91. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9228

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>