Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica

Autores

  • Adalgisa Marques Amorin Silva
  • Elisangela Dias Coelho
  • Ivone Jesus Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9221

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.

Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente.

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Biografia do Autor

Adalgisa Marques Amorin Silva

Graduada em Pedagogia com habilitação para Administração Escolar na Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Pós-graduanda no curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso –(UNEMAT).

Elisangela Dias Coelho

Graduada em Administração com ênfase em Gestão de Informação pela Faculdade de Sinop- FASIPE. Pós graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Ivone Jesus Alexandre

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduada em Educação a Distancia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá). Mestrado em Educação pela UFMT/Cuiabá. Professora Assistente na UNEMAT/Juara e atua na área de Metodologia de Ensino.

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Silva, A. M. A., Coelho, E. D., & Alexandre, I. J. (2012). Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica. Eventos Pedagógicos, 3(2), 274–281. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9221

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