História da escola municipal Professora Ana Cristina de Sena em Sinop/MT: entre sua existência e suas relações
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9236Resumo
A proposta desse estudo teve como principal objetivo compreender o processo histórico de constituição da escola e suas condições de existência e relações com a comunidade da qual faz parte. Vislumbramos apreender o processo das relações construídas que balizam a escola com a comunidade, na tentativa de contribuir para as pesquisas sobre a história da educação do nosso município Sinop, Mato Grosso. Valemo-nos da abordagem qualitativa de pesquisa, sob a vertente da história oral, e realizamos entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores ligados à coordenação e direção, e alunos da escola e pessoas moradoras dos bairros. Nas análises verificamos que existe um limiar de não organicidade entre a escola e a comunidade. Parte dessa situação se explica em função de as pessoas, moradoras da comunidade, serem trabalhadores assalariados, condição que subtrai o tempo de inserção e participação na escola associa-se o fato de muitos pais dos alunos serem poucos alfabetizados. O desconhecimento do papel e importância da escola revela mais do que esse fato. Evidencia uma não unidade necessária e fundante que fragiliza tanto a escola, como espaço de formação humana e intelectual do trabalhador assalariado.
Palavras-chave: educação; história; participação social; escola municipal Professora Ana Cristina de Sena.
Downloads
Referências
CUNHA, Marion Machado. O Trabalho dos Professores e a Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop/MT na década de 1990: o sentido do coletivo. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) Exame das Relações entre Educação e Estrutura Econômico-Social Capitalista. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1989
MESZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: Fundamentos ontológicos e históricos.
Revista Brasileira de Educação. Rio de janeiro, v.12, n.34, 2007. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.>Acesso em: 19 abr. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.