A construção intercultural da igualdade e da diferença

Autores

  • Bernardete Ficagna
  • Erick Paulo Abdallah
  • Roberto Alves de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9222

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar sob a ótica de Boaventura de Souza Santos a construção intercultural da igualdade e da diferença, na sociedade capitalista. Também apresenta as faces da desigualdade e da exclusão e os mecanismos utilizados para sua gestão.  Na sociedade contemporânea a desigualdade e a exclusão recebem novas significações e sofrem metamorfoses, impulsionadas por novos fenômenos como: globalização, espaços transnacionais, tecnologias, mundo digital, questões ambientais, biodiversidade.

Palavras-chave: interculturalismo; igualdade; diferença; globalização; tecnologias; biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardete Ficagna

Graduada pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Sinop (FASIPE). Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Erick Paulo Abdallah

Graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Roberto Alves de Arruda

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Práticas Sociais (GEPTEPS). Concursado na área de Metodologia de Ensino no Departamento de Pedagogia do Campus Universitário de Sinop, UNEMAT

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

DANIELE Neves de Melo. Visões de Discurso, Identidade e Cultura numa perspectiva Multiculturalista. Disponível em:< http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao09/artigos_melodn.php>. Acesso em: 28 fev. 2012.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Construção Multicultural da Igualdade e da Diferença. OFICINA DO CES. Nº 135 - 1999: Publicação seriada do Centro de Estudos Sociais. Praça D. Dinis. Colégio São Jerónimo, Coimbra. Disponível em: < http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/135/135.pdf> . Acesso em: 28 jan. 2012.

______ . A Construção Multicultural da Igualdade e da Diferença. OFICINA DO CES. Nº 135 - 1999: Publicação seriada do Centro de Estudos Sociais. Praça D. Dinis. Colégio São Jerónimo, Coimbra. Disponível em:< http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/135/135.pdf.> Acesso em: 28 jan. 2012.

______ . Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

______ . Um discurso sobre as ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SEMPRINI, A. Multiculturalismo. Bauru: EDUSC, 1999.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Ficagna, B., Abdallah, E. P., & Arruda, R. A. de. (2012). A construção intercultural da igualdade e da diferença. Eventos Pedagógicos, 3(2), 308–314. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9222

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>