A construção intercultural da igualdade e da diferença
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9222Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar sob a ótica de Boaventura de Souza Santos a construção intercultural da igualdade e da diferença, na sociedade capitalista. Também apresenta as faces da desigualdade e da exclusão e os mecanismos utilizados para sua gestão. Na sociedade contemporânea a desigualdade e a exclusão recebem novas significações e sofrem metamorfoses, impulsionadas por novos fenômenos como: globalização, espaços transnacionais, tecnologias, mundo digital, questões ambientais, biodiversidade.
Palavras-chave: interculturalismo; igualdade; diferença; globalização; tecnologias; biodiversidade.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
DANIELE Neves de Melo. Visões de Discurso, Identidade e Cultura numa perspectiva Multiculturalista. Disponível em:< http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao09/artigos_melodn.php>. Acesso em: 28 fev. 2012.
SANTOS, Boaventura de Souza. A Construção Multicultural da Igualdade e da Diferença. OFICINA DO CES. Nº 135 - 1999: Publicação seriada do Centro de Estudos Sociais. Praça D. Dinis. Colégio São Jerónimo, Coimbra. Disponível em: < http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/135/135.pdf> . Acesso em: 28 jan. 2012.
______ . A Construção Multicultural da Igualdade e da Diferença. OFICINA DO CES. Nº 135 - 1999: Publicação seriada do Centro de Estudos Sociais. Praça D. Dinis. Colégio São Jerónimo, Coimbra. Disponível em:< http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/135/135.pdf.> Acesso em: 28 jan. 2012.
______ . Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______ . Um discurso sobre as ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SEMPRINI, A. Multiculturalismo. Bauru: EDUSC, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.