A maneira lúdica de compartilhar saberes na educação na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9251Resumo
Com o título A maneira lúdica de compartilhar saberes na educação infantil, propomos verificar como as crianças de três anos desenvolvem seus saberes em uma instituição de educação infantil localizada no município de Sinop-MT. A temática abordada foi o brincar das crianças e como elas participam das brincadeiras, a diversão provocada quando brincam e, a partir destas constatações, elencar os saberes compartilhados, entre si e com os professores. O presente tema apresenta as análises provenientes de uma pesquisa qualitativa desenvolvida durante os anos de 2011 e 2012. Para o desenvolvimento do tema abordado observamos as crianças em situações de brincadeiras nos espaços internos e externos da instituição e procuramos destacar os saberes compartilhados com as crianças, e delas entre si, em momentos de brincadeiras. As análises dos dados construídos no desenvolvimento da abordagem feita durante as coletas de dados, acerca do brincar e aprender na educação infantil nos permite afirmar a necessidade de estudos e concepções a respeito do que é ser criança e viver a plenitude de sua infância. As brincadeiras, tão fundamentais para a construção e reconstrução dos conhecimentos infantis, são as grandes necessidades das crianças para a constituição de uma ambiência de ludicidade no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: educação; educação infantil; brincadeiras e aprendizagens.
Downloads
Referências
BECKER, HOWARD SAUL. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3 ed. São Paulo:Hucitec Ed, 1997.
BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CORREIA, Marta. Marta Correia: entrevista informal .[18 junho 2011].Entrevistador:Maria Edvania dos santos..sinop:Unemat-Mt,2012.Entrevista informal. Diário de campo. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação Infantil.
CRAIDY, MARIA Carmem; KAERCHER, Gládis. Educação infantil: pra que te quero. Ed. Porto Alegre: p.23
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org). O Brincar e Suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
LOPES, Vanessa Gomes, Linguagem do Corpo e Movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.