Educação no campo: um novo paradigma

Autores

  • Juliano Batista Santos IFMT
  • Thiago Barros Miguel IFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9211

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar querelas relacionadas às políticas públicas voltadas ao campo, em específico à educação do campo, tanto na formação quanto na escolha do educador, bem como em sua eficácia na relação com os discentes das áreas rurais. Durante a discussão é abordado a ideia de que não basta simplesmente a existência da lei como garantia de direitos aos sujeitos de direitos, é necessário que a mesma seja eficiente. Para tanto é definido um novo paradigma, que é o próprio conceito de Educação do Campo em contraposição a Educação Rural; a diferença é que naquele existe uma identidade dos envolvidos no processo pedagógico, no último não. Assim, para que a teoria da identidade possa se concretizar na prática, tornando a Educação do Campo um investimento público seguro e eficaz, é preciso atribuir o benefício dessa educação aos significantes dos signos do campo. Quem seriam essas pessoas? Eis aqui o ponto chave do artigo.

Palavras-chave: educação do campo; movimentos sociais; identidade; paradigmas e campesino.

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Santos, J. B., & Miguel, T. B. (2012). Educação no campo: um novo paradigma. Eventos Pedagógicos, 3(2), 386–398. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9211