Jogos e brincadeiras na educação infantil, análise no pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes

Autores

  • Joanil Maria da Silva UNEMAT / campus Universitário de Sinop
  • Adil Antônio Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9240

Resumo

O presente artigo traz uma análise sobre jogos e brincadeiras na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes, na cidade de Sinop-Mt. O objetivo da pesquisa foi analisar se como são trabalhadas as atividades com brincadeiras na educação da criança. Em dialogo com a professora e coordenação pedagógica do CMEI questionamos qual é a importância das brincadeiras no desenvolvimento processo de aprendizagem como forma de conteúdo realizada nas atividades cotidiana da instituição, e quando esta é trabalhada. Nesse contexto convidar os professores a refletir acerca do conhecimento sobre as práticas com brincadeiras que tem desenvolvido com seus alunos, a partir da bibliografia existente sobre essa temática. Para a realização deste estudo recorri aos seguintes autores Tizuko Morchida Kishimoto, Philippe Aries, Vygotsky e José Luiz Straub. Para chegar aos meus objetivos trabalhei com as observações e as entrevistas e questionário. As respostas obtidas foram analisadas com base nas leituras realizadas e foi possível verificar que as brincadeiras são as atividades preferidas das crianças. Com isso, pretendemos que, ao saber das preferências das crianças, os professores desta modalidade de ensino possam oferecer atividades que permitam um melhor aprendizado por parte delas, uma vez que o lúdico é um importante instrumento de trabalho para o professor da Educação Infantil.

Palavras-chave: educação infantil; brincadeiras; lúdico.

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Biografia do Autor

  • Joanil Maria da Silva, UNEMAT / campus Universitário de Sinop
    Graduanda em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Jogos e brincadeiras na educação infantil, análise no pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 131-140. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9240