Jogos e brincadeiras na educação infantil, análise no pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9240Resumo
O presente artigo traz uma análise sobre jogos e brincadeiras na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes, na cidade de Sinop-Mt. O objetivo da pesquisa foi analisar se como são trabalhadas as atividades com brincadeiras na educação da criança. Em dialogo com a professora e coordenação pedagógica do CMEI questionamos qual é a importância das brincadeiras no desenvolvimento processo de aprendizagem como forma de conteúdo realizada nas atividades cotidiana da instituição, e quando esta é trabalhada. Nesse contexto convidar os professores a refletir acerca do conhecimento sobre as práticas com brincadeiras que tem desenvolvido com seus alunos, a partir da bibliografia existente sobre essa temática. Para a realização deste estudo recorri aos seguintes autores Tizuko Morchida Kishimoto, Philippe Aries, Vygotsky e José Luiz Straub. Para chegar aos meus objetivos trabalhei com as observações e as entrevistas e questionário. As respostas obtidas foram analisadas com base nas leituras realizadas e foi possível verificar que as brincadeiras são as atividades preferidas das crianças. Com isso, pretendemos que, ao saber das preferências das crianças, os professores desta modalidade de ensino possam oferecer atividades que permitam um melhor aprendizado por parte delas, uma vez que o lúdico é um importante instrumento de trabalho para o professor da Educação Infantil.
Palavras-chave: educação infantil; brincadeiras; lúdico.
Downloads
Referências
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
______ . Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiçao.htm. Acesso em: 02 Ago 2011.
______ . Revista Criança do professor de educação infantil – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/revista44.pdf>. Acesso em: 02 jun 2012.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.