Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem

Autores

  • Lenir Guedes UNEMAT - SINOP/MT
  • João Batista Lopes da Silva UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9238

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal discutir o papel do brincar no desenvolvimento infantil. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, tipificada na modalidade Estudo de Caso. Esta pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Cecília Meireles, no município de Sinop/MT, em uma turma de vinte e cinco alunos com idade entre cinco a seis anos, a coordenadora pedagógica, professora regente da sala e cinco pais. Os principais embasamentos teóricos utilizados foram Gilles Brougère, Tizuko Morchida Kishimoto e Paulo Reglus Neves Freire. Este estudo não se trata de uma descoberta, pois a temática vem ao encontro de uma visão pedagógica de muitos pesquisadores e educadores, porém, pode-se tornar inovadora, ou seja, o brincar é próprio da criança, o que muda são as abordagens didáticas e metodológicas utilizadas pelo professor. Através desta pesquisa pode-se concluir que jogos e brincadeiras propiciam diversão e prazer enquanto adquire a função educativa, assim instigando a criança em seus conhecimentos e melhor compreensão do contexto que esta inserida. Independente de época, classe cultural ou social, o jogo e a brincadeira sempre se fazem presentes e isso define a criança.

Palavras-chave: educação; educação infantil; docente; metodologia de ensino; jogos e brincadeiras.

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Biografia do Autor

Lenir Guedes, UNEMAT - SINOP/MT

Graduada na área de Educação pelo Campus Universitário - UNEMAT, com ênfase em Educação Infantil e Ensino fundamental.

Referências

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Guedes, L., & Silva, J. B. L. da. (2012). Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 3(2), 161–171. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9238