Educação de jovens e adultos: história de vida

Autores

  • Maria Lucia Teixeira Borges Brito UNEMAT / campus Universitário de Sinop
  • Marion Machado Cunha UNEMAT - campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9245

Resumo

Neste trabalho de pesquisa realizado na escola municipal de ensino básicoArmando Dias localizado no Bairro Boa Esperança teve como objetivos analisar as historia de vidas de seis trabalhadores alunos que por algum motivo não concluíram a escolarização no tempo certo ou até mesmo nunca tiveram acesso a mesma. Esta pesquisa foi realizada através de entrevistas gravadas com alunos e professores, bem como observações e caderno de campo. As falas dos entrevistados nos revelaram que os objetivos que esses alunos buscam retomando os estudos depois de certo tempo é melhorar suas vidas, principalmente no campo do trabalho. Para esses trabalhadores a escola possibilita novas oportunidades. Significa uma melhor qualificação e ao mesmo tempo integram os mesmos ao meio social. O que aumenta sua autoestima, pois passam a fazer novas amizades, pois utilizando o tempo de forma enriquecedora que permite tirá-los do isolamento e integra-los a um projeto significativo em suas vidas. Justifica-se o estudo na medida em que a Educação de Jovens e Adultos requer novos olhares, novas análises, bem como novas políticas públicas que possam contribuir com esses sujeitos protagonistas desta modalidade.

Palavras-chave: educação; educação de jovens e adultos; história oral; alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Teixeira Borges Brito, UNEMAT / campus Universitário de Sinop

Graduanda em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil, DF: Senado, 1988.

CRAVO. Cravo [aluno]: depoimento. [22. Maio. 2012]. Entrevistadora: Maria Lucia T Borges Brito. Sinop, MT, 2012. Gravação Câmara digital SONY (22 min 24 seg) Entrevista concedida para a Monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos.

CUNHA, Marion Machado. O Trabalho dos Professores e a Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop/MT na década de 1990: o sentido do coletivo. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

DÁLIA. Dália [aluna]: depoimento. [25 maio. 2012]. Entrevistadora: Maria Lucia T. Borges Brito. Sinop, MT, 2012. Gravação Câmara digital SONY (26 min 19 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das Relações entre Educação e Estrutura Econômico-Social Capitalista. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

LIBÂNEO, Jose Carlos; OLIVEIRA, Joao Ferreira de; TOSCHI, MirzaSeabra. Educação Escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

VIOLETA. Violeta [aluna]: depoimento. [20 maio 2012]. Entrevistadora: Maria Lucia T Borges Brito. Sinop, MT, 2012. Gravação Câmara digital SONY (25min. 32 seg.). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Brito, M. L. T. B., & Cunha, M. M. (2012). Educação de jovens e adultos: história de vida. Eventos Pedagógicos, 3(2), 182–191. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9245

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>