Dialogando sobre as experiências de vida de professores após a aposentadoria
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9237Resumo
O presente artigo buscou investigar e compreender um pouco sobre as experiências de vida das pessoas que estão na fase do que se denomina de Terceira Idade, tendo, porém, como objetivo principal professores aposentados, e sua realidade vivida após este marco em suas vidas. Para embasamento teórico utilizamos variadas fontes bibliográficas, porém nos apoiamos mais nos livros organizados pela autora Anita Liberalesso Neri. A trajetória da pesquisa se deu através da abordagem qualitativa e seu desenrolar por meio de entrevistas semiestruturadas com professores aposentados em Escola Estadual e Municipal, do município de Sinop/MT. A pesquisa teve como subsídio minha experiência enquanto bolsista no Projeto Terceira Idade, financiado pela FAPEMAT/UNEMAT. De acordo com os estudos e análises entendemos que experiências positivas são extremamente importantes para o período da aposentadoria, o indivíduo que goza de boa saúde, participa de atividades de lazer, tem bons relacionamentos sociais e familiares entre outros aspectos, e poderá viver este período com mais qualidade de vida. Os resultados de pesquisa evidenciam que todos os professores entrevistados têm uma aposentadoria satisfatória, convivem com essa fase de vida de forma tranquila, especialmente por estarem ainda ativos socialmente e economicamente.
Palavras-chave: aposentadoria; qualidade de vida; terceira idade; estudo de caso; professores aposentados.
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