A informática educativa como suporte no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola do ensino fundamental de Sinop-MT

Autores

  • Josias Pereira de Souza UNEMAT-Campus Universitário de Sinop-MT
  • Albina Pereira de Pinho Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9232

Resumo

O presente artigo traz algumas reflexões sobre o uso da informática educativa como ferramenta de suporte na aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais de uma escola pública municipal de Sinop, localizada ao norte do estado de Mato Grosso. Este artigo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Sinop-MT. O estudo teve como questões principais de pesquisa: (a) como acontece o uso da Informática Educativa nos anos iniciais na escola pesquisada? (b) como se dá o acesso do estudante ao laboratório de informática? (c) como se dá a escolha das ferramentas e programas educativos para o desenvolvimento das atividades propostas? (d) que atividades os professores desenvolvem com os estudantes no ambiente informatizado? O objetivo central desse trabalho foi compreender como a Informática Educativa é utilizada no processo de aprendizagem dos estudantes, buscando o entendimento de como essa ferramenta é útil para estes cidadãos. Este trabalho foi fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes, a uma professora e a coordenadora do Laboratório de Informática. Os resultados do estudo apontaram que a informática educativa dispõe de muitos recursos, mas o professor não utiliza nem a metade desses recursos, uma vez que ganha prioridade nas práticas pedagógicas desenvolvidas no laboratório de informática o uso dos jogos online, o que representa um entrave que perdura desde a formação inicial à formação continuada, que precisa ser repensadas e/ou revistas.

Palavras-chave: educação; tecnologias da informação e comunicação; informática educativa; jogos educativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josias Pereira de Souza, UNEMAT-Campus Universitário de Sinop-MT
    Acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso(UNEMAT), Campus Unversitário de Sinop-MT.

Referências

BETTEGA, Maria Helena. Educação na era digital. São Paulo: Cortez, 2004.

BORGES NETO, Hermínio. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Disponível em < http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/Uma_Classificacao.pdf>. Acesso em 01 de maio de 2012.

COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2003.

LÉVY, Pierre. Tradução Carlos Irineu da Costa. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÜDKE, Menda; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MABILDE, Arlette; LIMA, Cristiano Lopes. Alfabetização, aprendizagem e informática. CINTED-UFRGS. 2004. Disponível em:< http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13715/8045>. Acesso em: 01 de maio de 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologia e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2000.

SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SILVA, Albina Pereira de Pinho. O uso educativo da tecnologias da informação e da comunicação: uma pedagogia democrática na escola.2005. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, 2005.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: a prática reflexiva. São Paulo: Atlas, 1987.

WANG, Wanderley. O aprendizado através de jogos para computador: por uma escola mais divertida e mais eficiente. 2006. Disponível em: <http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo479.shtml>. Acesso em: 06 jun. 2012.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

A informática educativa como suporte no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola do ensino fundamental de Sinop-MT. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 141-151. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9232

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)