Processo ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9247Resumo
Este estudo foi realizado com alunos que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e teve como objetivo verificar como acontece o processo de aprendizagem dos mesmos. Para análise, buscou-se verificar se os professores conhecem e sabem lidar com este déficit de atenção em específico. A pesquisa teve como sujeitos os alunos do Ensino Fundamental, sendo dois de escolas municipais e mais dois de escolas particulares, juntamente com seus respectivos professores. A abordagem foi dentro da metodologia qualitativa com embasamento no Estudo de Caso, e as ferramentas para a coleta de dados foram a observação e o questionário semiestruturado. Como autores utilizou-se os autores Semenovich Lev Vigostsky, Sam Goldstein e José Carlos Líbaneo. Constataram-se que os alunos com TDAH recebem atenção, porém não são específicas as atividades pedagógicas proporcionadas a eles. Verificou-se que o TDAH interfere no processo ensino-aprendizagem, pois as características comportamentais desses alunos os fazem ficar destoante dos alunos ditos normais quanto à atenção, ao movimento, à concentração e à finalização das tarefas. Através deste estudo ressalta-se a importância de olhar para esse perfil de discente, pois só assim se permitirá a construção de informações e meios didáticos e avaliação que os considere, proporcionando-lhes intervenções adequadas para bons resultados no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: educação; ensino fundamental; Transtorno de Déficit de Atenção; ensino-aprendizagem; aluno; professor.
Downloads
Referências
ALUNO. Begônia : questionário. [22 abr 2012]. Entrevistadora: Soeli Batista da Silva, Sinop, MT, 2011. Diário de campo (4f). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Processo Ensino Aprendizagem do aluno com transtorno de Déficit de Atenção.
ALUNO. Cravo: questionário. [14 abr 2012]. Entrevistadora: Soeli Batista da Silva, Sinop, MT, 2011. Diário de campo (4f). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Processo Ensino Aprendizagem do aluno com transtorno de Déficit de Atenção.
ALUNO. Samambaia: questionário. [16 abr 2012]. Entrevistadora: Soeli Batista da Silva, Sinop, MT, 2011. Diário de campo (4f). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Processo Ensino Aprendizagem do aluno com transtorno de Déficit de Atenção.
ALUNO. Tulipa: questionário. [18 abr 2012]. Entrevistadora: Soeli Batista da Silva, Sinop, MT, 2011. Diário de campo (4f). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Processo Ensino Aprendizagem do aluno com transtorno de Déficit de Atenção.
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmaso Afonso de. Estudo de caso em pesquisa Cientifico. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
KAMI, Constance. DEURIES, Rheta. Piaget para educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
MATTOS. Paulo. No Mundo da Lua: perguntas e respostas sobre transtorno do Déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 7 ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2007.
PANTOJA, D. O Processo de Aprendizagem: A Construção do Conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um desafio superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005.
PROFESSORA. Camélia: questionário. [28 mar 2012]. Entrevistadora: Soeli Batista da Silva, Sinop, MT, 2011. Diário de campo (4f). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Processo Ensino Aprendizagem do aluno com transtorno de Déficit de Atenção.
PROFESSORA. Margarida: questionário. [22 mar 2012]. Entrevistadora: Soeli Batista da Silva, Sinop, MT, 2011. Diário de campo (4f). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Processo Ensino Aprendizagem do aluno com transtorno de Déficit de Atenção.
PROFESSORA. Orquídea: questionário. [25 mar 2012]. Entrevistadora: Soeli Batista da Silva, Sinop, MT, 2011. Diário de campo (4f). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Processo Ensino Aprendizagem do aluno com transtorno de Déficit de Atenção.
PROFESSORA. Rosa: questionário. [20 mar 2012]. Entrevistadora: Soeli Batista da Silva, Sinop, MT, 2011. Diário de campo (4f). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Processo Ensino Aprendizagem do aluno com transtorno de Déficit de Atenção.
SANTOS, D.T. A formação do professor de Educação Física para o trato com alunos portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd114/transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.htlm Acesso em: 23 mar 2012.
SILVA, A.B.B. Mentes Inquietas. 14 ed. São Paulo: Gente, 2003.
SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.