A cultura hacker, o movimento software livre, as redes sociais e o trabalho associado

Autores

  • Rui Ogawa UNEMAT/Campus de Sinop
  • Roberto Alves de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9218

Resumo

O presente artigo visa a compreensão sobre como vivemos dentro de um modelo informacional piramidal, que privilegia os detentores do conhecimento e explora os que não o tem. Busca explicar, sob uma abordagem sociológica, como é possível um novo modelo, baseado no processo de livre distribuição do conhecimento aberto, através dos conceitos da cultura hacker, mediado pelo movimento software livre, impulsionado e disseminado pelas redes sociais, tendo como entendimento que o trabalho associado, abordado por Karl Marx, é perfeitamente possível e viável.

Palavras-chave: sociologia; hacker; software livre; redes sociais; internet; trabalho associado; liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Ogawa, UNEMAT/Campus de Sinop

Atualmente é Diretor Administrativo do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado do Mato Grosso. Possui graduação como Tecnólogo em Redes de Computadores. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Software Livre. Atua principalmente nos seguintes temas: Software Livre, Linux, virtualização, inclusão social e digital, informática, informática na educação e telecomunicações.

Referências

BARBOSA, Dênis Borges. Uma introdução à propriedade intelectual. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BENKLER, Yochai. Coase's Penguin, or Linux and the Nature of the Firm. The Yale Law Journal. Disponível em <http://www.yale.edu/yalelj/112/BenklerWEB.pdf>. Acesso em 25 de março de 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron, 1993.

COMER, D. E. Interligação em Rede com TCP/IP – Princípios, Protocolos e Arquitetura 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, , 1998. vol. 1.

GATES, Bill. A estrada do futuro . São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

GRAMSCI, Antônio. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. 3. ed. Madrid: Cátedra, 1997 .

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. Trad. Leopoldo Holzbach. São Paulo: Martin Claret, 2003.

LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: Como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama, 2005.

MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. S. Paulo: Abril Cultural, livro 3, t.2,1983.

VIDA de Inseto. Direção: John Lasseter, Andrew Stanton. Produção: Darla K. Anderson, Kevin Reher. Roteiro: John Lasseter, Andrew Stanton, Joe Ranft, Don McEnery, Bob Shaw. Disney/Pixar; 1998. 1 bobina cinematográfica (95 min).

RAGO, L. M.; MOREIRA, E. F. P. O que é taylorismo. 5. ed. São Paulo : Brasiliense, 1984.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

SÖDERBERG, Johan. Copyleft vs Copyright A Marxist Critique. Disponível em <http://firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/article/view/938/860>. Acesso em 13 de março de 2012.

STALLMAN, Richard. Copyleft: Idealismo pragmático. Disponível em <http://www.gnu.org/philosophy/pragmatic.pt-br.html>. Acesso em 13 de março de 2012.

__________, Anúncio original do Projeto GNU. Disponível em <http://www.gnu.org/gnu/initial-announcement.pt-br.html>.

CASTELO BRANCO, Cláudia et al. Olhares da rede. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

ALENCAR, Anderson Fernandes de et al. Software livre, cultura hacker e o ecossistema da colaboração. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

TONET, apud MARX, Karl. Trabalho Associado e Revolução Proletária. Disponível em <http://www.ivotonet.xpg.com.br/arquivos/TRABALHO_ASSOCIADO_REVOLUCAO_PROLETARIA.pdf>. Acesso em 13 de março de 2012.

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WEBER, Thadeu. Dialética e política em Hegel. Veritas, v. 40, n. 160, dez. 1995.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Ogawa, R., & Arruda, R. A. de. (2012). A cultura hacker, o movimento software livre, as redes sociais e o trabalho associado. Eventos Pedagógicos, 3(2), 430–442. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9218

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>