Educação religiosa e ética

Autores

  • Edna da Silva UNEMAT - campus Universitário de Sinop
  • José Luiz Müller UNEMAT - campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9255

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo verificar se há contribuição da Educação Religiosa no repasse e transmissão éticas para os alunos do 5º Ano, com faixa etária entre 9 a 11 anos na Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso. A investigação buscou verificar se é possível formar pilares éticos nas aulas de educação religiosa desde às séries iniciais. A metodologia foi o Estudo de Caso, com observações e aplicação de questionário. O objetivo não é dar às crianças teorias éticas acabadas pelas quais devam se conduzir, mas sim, equipá-las com as ferramentas da reflexão dentro de um contexto de investigação – isto é, de um contexto cuja metodologia é de autocrítica e autocorreção contínuas. Eles precisam aprender como viver de modo a diminuir as chances das crises sociais e poder melhor contorná-las caso ocorram. Tal educação é preventiva com relação ao crime e ao vício e dirige-se a uma nova geração de pais que pode ser mais efetiva em transmitir valores racionais e saudáveis para seus próprios filhos.

Palavras-chave: educação; educação religiosa; ética.

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Biografia do Autor

Edna da Silva, UNEMAT - campus Universitário de Sinop

Graduanda em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Silva, E. da, & Müller, J. L. (2012). Educação religiosa e ética. Eventos Pedagógicos, 3(2), 92–102. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9255

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