Hábitos alimentares na educação infantil

Autores

  • Ana Lúcia de Almeida
  • Fátima Aparecida Silva Iocca UNEMAT - campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9235

Resumo

Este artigo apresenta sobre o tema Hábitos Alimentares na Educação Infantil, resultado da pesquisa realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, localizado no bairro Jardim Imperial, no município de SINOP/MT, em uma turma de Pré II. Este trabalho teve como objetivo conhecer como as professoras e a turma trabalham o tema, quais estratégias estavam sendo utilizadas para incentivá-los a terem bons hábitos alimentares em seu dia a dia, e a visão das crianças e pais sobre o assunto. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos por meio de um Estudo de Caso, que é uma abordagem de investigação que consiste na utilização de método qualitativo de informação. A observação ocorreu no momento do estágio de regência no período de 09 a 25 de Novembro de 2011. Além da observação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as crianças, os pais das crianças, professoras regentes e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação. Para a fundamentação teórica recorremos aos autores: Eliane Said Dutra, e Lauderige Fernandes Lima. Foi constatado através das observações e das entrevistas que as crianças não têm hábitos alimentares saudáveis e pouco são orientados e estimulados a fazerem uma boa alimentação, tanto em casa como na escola, desta forma o conselho da merenda deveria atuar de forma mais efetiva para cumprir as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE).

Palavras-chave: educação; educação infantil; hábito alimentar; crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Almeida

Graduanda em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

BOOG, M. C. F. Educação nutricional em serviços públicos de saúde. Cad. Saúde Pública, v. 15 supl.2. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: <http://www.racine.com.br/alimentacao-escolar/portal-racine/alimentacao-e-nutricao/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-um-enfoque-em-alimentos-funcionais>. Acesso: 20 maio 2012.

DUTRA, Eliane Said. Alimentação saudável e sustentável. Módulo 11. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

GASTROCENTER. Prevenir-se pela boca: o que os alimentos fazem realmente pela saúde. 2007. Disponível em: <http://www.gastrocenter.com.br>. Acesso: em: 30 ago. 2010.

LIMA, Laudirege Fernandes. Merenda Escolar: Direito à alimentação e fruição do direito à educação. Maceió: EDUFAL, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução/FNDE/CD nº. 38, de 19 de agosto de 2008. Estabelece critérios para o repasse de recursos financeiros, à conta do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, previstos na Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, para o atendimento dos alunos do ensino fundamental matriculados em escolas de Educação Integral, participantes do Programa Mais Educação. Brasília (DF), 19 ago. 2008. Disponível em: <http://www.artigonal.com/educacao-artigos/alimentacao-escolar-e-cantina-saudavel-4511262.html>. Acesso: em 21 de maio 2012.

OCHSENHOFER, Karina. et al. O papel da escola na formação da escolha alimentar: merenda escolar ou cantina? 2000.

Disponível em: <http://www.nutricao.fsp.usp.br/fsp/fsp_prod/P-3.html>. Acesso: em: 18 de setembro 2010.

PASCHOA, Marta Fonseca. Alimentação escolar: um enfoque em alimentos funcionais, 2005. Disponível em <http://www.cfn.org.br e http://www.racine.com.br/alimentacao-escolar/portal-racine/alimentacao-e-nutricao/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-um-enfoque-em-alimentos-funcionais>. Acesso: 20 de maio 2012.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VALENTE, Flávio Luiz Schieck. Direito humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo, Cortez, 2002.

VIOLETAS. Violetas: questionário. [17 fev. 2012]. Entrevistadora: Ana Lúcia de Almeida. Sinop: UNEMAT-MT, 2012. Diário de Campo (2 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre os hábitos Alimentares na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Almeida, A. L. de, & Iocca, F. A. S. (2012). Hábitos alimentares na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 3(2), 31–41. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9235