Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9233Resumo
O artigo apresenta considerações sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição de educação infantil, pertencente à rede municipal de ensino de Sinop-MT. As aprendizagens das crianças, como sujeitos centrais da pesquisa, constituíram-se como foco principal da investigação. Através da pesquisa qualitativa, observação participante acompanhamos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e monitores com vinte e cinco crianças, de dois a três anos de idade, matriculadas na turma Creche III. Os objetivos da pesquisa foram analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores com as crianças, a organização da rotina e os momentos de aprendizagens das crianças no cotidiano da educação infantil. Dessa forma nos embasamos nos autores como: Philippe Ariés, Moysés Kuhlmann, Sônia Kramer entre outros, e as legislações que regem a educação infantil. Além das observações para coleta de dados, também nos serviram de espaço de investigação os momentos de realização de Estágios Curriculares Supervisionados na Educação Infantil, também realizamos uma entrevista com a professora da Creche III. No desenvolvimento da pesquisa observamos e desenvolvemos atividades com as crianças, as quais foram anotadas em diário de campo, onde por meio dele buscamos registrar todos os tipos de acontecimentos e reflexões. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do professor, na especificidade da educação infantil, seja na organização das atividades pedagógicas como nos espaços internos e externos da instituição, pois acreditamos que propiciam a construção das aprendizagens infantis.
Palavras-chave: educação; educação infantil; práticas pedagógicas; aprendizagem; crianças.
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