Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9221Resumo
O presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.
Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Ivone Jesus, Relações raciais: um estudo com alunos, pais e professores, Cuiabá, Ed. UFMT 2009.
BRASIL. Presidência da República Casa Civil. LEI n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm> Acessado em: 10 mar. 2012.
GOBBI, Izabel. A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de história: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, São Carlos: UFSCar, 2007.
SANTOS, Boaventura de Souza; CASTELLS, Manuel. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2008 e 1999.
SANTOS, Ubiraci Gonçalves dos, Experiências na elaboração de livros sobre História e Cultura Afrobrasileira e Indígena na Bahia: Leis 10.639/03 e 11.645/08. Disponível em: < http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=3983>. Acesso em: 07 mar. 2012.
SECCHI, Darci. Tópicos Especiais Sobre a Diferença. Cuiabá: Ed UFMT, 2011. v.2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.