Leitura no ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9100Resumo
Este artigo trata da pesquisa sobre importância da leitura no Ensino Fundamental, teve por objetivo verificar de que forma a leitura é trabalhada na sala de aula se o educador proporciona possibilidades para que o educando tenha acesso aos diversos tipos de textos que encontramos em nosso dia a dia. A metodologia teve abordagem qualitativa e a técnica para a coleta de dados foi a observação participante e entrevista. Constatamos que a leitura é trabalhada de forma diversificada na sala de aula pesquisada, mas ainda é insuficiente para termos leitores proficientes.
Palavras-chave: educação; texto; leitura; práticas de leitura.
Downloads
Referências
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. 2. ed. São Paulo, 1994.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Lingüística. 8. ed. São Paulo. Afiliada, 1995.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A Leitura e os Leitores. São Paulo: Pontes Editores, 1998.
RICHARDSON, R.J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SOARES,Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2004.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Altas,1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.