A prática docente diante do livro didático: escolhas e implicações
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9516Resumo
Escolheu-se esse tema por tratar de um assunto concernente a uma ferramenta usual do processo educacional, o livro didático. Pesquisaram-se os conteúdos e intencionalidades presentes no processo educacional. A metodologia orientou-se por questionários, entrevistas e observações, entregues para uma amostra de professores. Buscou-se analisar a realidade do professor no processo da escolha e uso do livro didático. Na fundamentação usou-se Barbara Freitag, Marilene Chauí. Concluiu-se que a grande maioria dos docentes não utilizam os Livros enviados às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático, e escolhe-se sem uma reflexão das intencionalidades das políticas públicas.
Palavras-chave: processo educacional; professores-alunos; livro didático.
Downloads
Referências
ANTUNES, Celso. Alfabetização Emocional: novas estratégias. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. MEC. Programa Nacional do Livro Didático. Acervo público. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br >. Acesso em: jul. 2013.
CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. São Paulo : Brasiliense, 2006.
FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no Livro Didático. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FREITAG, Barbara; RODRIGUES, Valéria; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
SAMPAIO, Francisco Azevedo arruda. Com a Palavra, o Autor: em nossa defesa: um elogio à importância e uma crítica às limitações do Programa Nacional do Livro didático. São Paulo: Sarandi, 2010.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.