v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura

					Visualizar v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura

Seção Apresentação: pela professora Marieta Prata de Lima Dias, da Universidade Federal do Mato Grosso, Sinop - MT;

Introdução: Tânia Pitombo de Oliveira, Cristinne Leus Tomé, Larissy Cristina Hoffman da Silva e Letícia Caroline Lopes;

Seção Artigos: produções dos alunos do 7º semestre de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Gestos de Leitura";

Seção Entrevista: com a professora Ana Maria Di Renzo, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres - MT.

Organizadoras: Cristinne Leus Tomé, Janaína Lima Viana e Tânia Pitombo de Oliveira

Data de publicação: 16 de julho de 2014.

Publicado: 16-07-2014

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9559
    Cristinne Leus Tomé
    01-08

Apresentação

  • Iniciação ao sentir-se autor

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9555
    Marieta Prata de Lima Dias
    09-10

Introdução

  • Introdução

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9556
    Tânia Pitombo de Oliveira, Cristinne Leus Tomé, Larissy Cristina Hoffman da Silva, Letícia Caroline Lopes
    11-21

Seção Artigos

  • A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9560
    Adriane Catarina de Almeida, Almir Arantes
    22-31
  • Implicações da convivência com dependente químico no cotidiano escolar de uma criança

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9534
    Any Gabrieli Mazzotty Filomeno, José Luiz Müller
    43-53
  • Constituição do sujeito político e epistemológico: trajetória de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9557
    Aline Maria Trugillo Valério Dutra, Aumeri Carlos Bampi
    32-42
  • A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9520
    Bernadete Lourdes de Sousa, Adil Antônio Alves de Oliveira
    54-63
  • A importância da educação ambiental na proposta pedagógica da educação infantil: um estudo na Creche Palmeiras em Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9533
    Bruna Silva de Sousa, Edison Antônio de Souza
    64-73
  • O processo de ressocialização das mulheres privadas de liberdade no anexo penitenciário de Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9528
    Denize da Silva, Almir Arantes
    74-82
  • Educação ambiental na rede municipal de ensino: concepções e práticas de professores e alunos da EMEB Belo Ramo – Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9531
    Elizangela Cezaria de Oliveira, Edneuza Alves Trugillo
    83-92
  • Indisciplina na escola e prática docente

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9532
    Érika Carolina Matias Lucatelli, José Luiz Müller
    93-102
  • Relação professor-aluno e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9538
    Estevão Barbosa dos Santos, José Luiz Müller
    103-112
  • A arte de contar histórias na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9530
    Franciele Ribeiro Sousa, Sandra Luzia Wrobel Straub
    122-131
  • O mercado e a vida de crianças do segundo ano do ensino fundamental: filhos de mães assalariadas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9553
    Fernanda Spenazzato Seger, Marion Machado Cunha
    113-121
  • A prática docente diante do livro didático: escolhas e implicações

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9516
    Heloysa Cristina Almeida de Arruda Miranda, Edneuza Alves Trugillo
    143-152
  • A importância da equoterapia como instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem de crianças atendidas nesta modalidade terapêutica

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9539
    Gracielle Pinheiro da Silva Andrade, Marion Machado Cunha
    132-142
  • Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9540
    Joseane Santos da Silva Costa, Edneuza Alves Trugillo
    162-170
  • Orientação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas e conceitos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9546
    Jessica Oliveira da Silva Teodoro, Marion Machado Cunha
    153-161
  • Educação de Jovens e Adultos para a conquista da cidadania

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9529
    Keila Alessandra Furlanetto, Marion Machado Cunha
    171-180
  • O papel do intérprete de LIBRAS no processo de aprendizagem do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9358
    Kely Cristiane da Silva, Adil Antonio Alves de Oliveira
    181-190
  • A construção da leitura: um olhar sobre a realidade do 2º ano do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9521
    Letícia Caroline Lopes, Sandra Luzia Wrobel Straub
    201-210
  • Tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9447
    Larissy Cristina Hoffman da Silva, Jussara Cristina Mayer Ceron
    191-200
  • Pedagogia empresarial: o pedagogo fora da sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9453
    Marcos Eduardo Andrade, Marion Machado Cunha
    221-230
  • Gestão escolar e o trabalho pedagógico na escola

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9549
    Márcia Verônica Gonçalves, José Luiz Müller
    211-220
  • As interações e brincadeiras na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9547
    Marleide de Lima Silva, José Luiz Müller
    241-250
  • O papel do brincar na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9552
    Maria José Teixeira
    231-240
  • A discriminação socioeconômica na escola pública de Sinop-MT: violência simbólica e exclusão social

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9526
    Monica Ferreira Mendes, Ilário Straub
    261-270
  • As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9541
    Mauricia Ramos da Silva Eckert, Adil Antonio Alves de Oliveira
    251-260
  • Impacto do alcance social do Programa Mais Educação: um estudo das possibilidades educacionais no município de Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9550
    Mykaella Ximenes Modesto, Almir Arantes
    271-280
  • A leitura nas séries iniciais: alguns elementos metodológicos no processo ensino-aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9551
    Orlanda Oliveira Bueno, Graci Leite Moraes da Luz
    281-290
  • Provinha Brasil: avanços e limitações

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9543
    Simone Emi Kavasoko
    301-310
  • O êxodo rural entre os jovens camponeses: o desafio colocado à escola

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9548
    Paulo Sérgio Rodrigues, Odimar João Peripolli
    291-300
  • Drogas no contexto escolar: processo de prevenção e sensibilização

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9527
    Talita Belini Cabrerizo, Fátima Aparecida da Silva Iocca
    311-320
  • O discurso pedagógico e o conceito de sustentabilidade no discurso do professor e do aluno da Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9535
    Tânia Batista Mendonça da Silva, Cristinne Leus Tomé
    321-329
  • A participação da família no processo de desenvolvimento escolar dos estudantes do ensino fundamental: desafios reconhecidos no cotidiano da Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9536
    Vania Cristina Marques da Costa, Jussara Cristina Mayer Ceron
    330-339
  • Alunos da Educação de Jovens e Adultos e suas relações com a escola: uma experiência tecida na Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9545
    Vera Lucia de Lima Fernandes, Jussara Cristina Mayer Ceron
    340-348

Seção Resumos

  • Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9459
    Egeslaine de Nez
    349-350
  • Quando o garrancho é disgrafia: a atuação do professor diante dessa dificuldade de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9472
    Felipe Costa Negrão, Vanderléia Castro de Oliveira
    351-352
  • As experiências do corpo em movimento das crianças pequenas: reflexões para a pedagogia da infância

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9470
    Irene Carrillo Romero Beber
    353-354

Seção Livre

  • Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: o entendimento dos acadêmicos do curso de Letras a respeito do impacto na nossa língua

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9361
    Aline de Mello Varela, Janaína Lima Viana
    355-361
  • A metodologia educacional prisional em Sinop - MT: o funcionamento da Escola Nova Chance

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9287
    Aline Schmidt de Lima, Vagner da Silva Souza
    362-372
  • Analfabetismo funcional: a inserção do cidadão analfabeto no mercado de trabalho

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9498
    Bruno Luiz Diel
    373-380
  • Unificação da ortografia dos países lusófonos: uma nova proposta de ortografia

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9499
    Carla Estefanie Rosa
    381-386
  • A arte de redescobrir-se através da educação

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9500
    Daniella Corrêa Alvarenga, Flávia Ramos dos Santos
    387-396
  • Acordo ortográfico

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9501
    Débora Santos Oliveira, Elizete Florentino de Mello
    397-402
  • Objeções do novo léxico ortográfico: o léxico e toda sua história

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9502
    Gisele de Araujo Lima, Joana Batista de Souza Silva
    403-408
  • Acordo ortográfico: o discurso governamental da 5ª Edição

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9503
    Indianara Luzia Peron, Thaiza Torres dos Santos
    409-414
  • O novo acordo ortográfico: desafio e adaptação

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9504
    Josilene Pereira dos Santos, Telma Antonia Correa Pope
    415-421
  • Políticas públicas: o sistema ciclado no Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9505
    Juliana Fernandes da Silva, Júlio Cesar Schmidt
    422-428
  • Transformações linguísticas da língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9506
    Kátia de Oliveira Carvalho, Nubia de Souza Leal
    429-434
  • Analfabetismo na terceira idade: pesquisa do analfabetismo em Sinop - MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9507
    Lucimar Menegon de Arruda, Tatiane Almeida Avansi
    435-442
  • A unificação ortográfica dos países lusófonos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9508
    Mairy Any Marques Amorin, Rosângela dos Santos Pereira
    443-448
  • Para quem ler?: os números do analfabetismo no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9509
    Paloma Cristina de Souza, Sérgio Roberto Trindade Diunísio
    449-460
  • Estudo de caso: analfabetismo nas escolas públicas de Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9510
    Patricia Moraes Miranda
    461-466

Entrevista