v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura

					Visualizar v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura

Seção Apresentação: pela professora Marieta Prata de Lima Dias, da Universidade Federal do Mato Grosso, Sinop - MT;

Introdução: Tânia Pitombo de Oliveira, Cristinne Leus Tomé, Larissy Cristina Hoffman da Silva e Letícia Caroline Lopes;

Seção Artigos: produções dos alunos do 7º semestre de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Gestos de Leitura";

Seção Entrevista: com a professora Ana Maria Di Renzo, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres - MT.

Organizadoras: Cristinne Leus Tomé, Janaína Lima Viana e Tânia Pitombo de Oliveira

Data de publicação: 16 de julho de 2014.

Publicado: 16-07-2014

Expediente

  • Expediente

    Cristinne Leus Tomé
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9559

Apresentação

  • Iniciação ao sentir-se autor

    Marieta Prata de Lima Dias
    09-10
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9555

Introdução

  • Introdução

    Tânia Pitombo de Oliveira, Cristinne Leus Tomé, Larissy Cristina Hoffman da Silva, Letícia Caroline Lopes
    11-21
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9556

Seção Artigos

  • A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem

    Adriane Catarina de Almeida, Almir Arantes
    22-31
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9560
  • Implicações da convivência com dependente químico no cotidiano escolar de uma criança

    Any Gabrieli Mazzotty Filomeno, José Luiz Müller
    43-53
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9534
  • Constituição do sujeito político e epistemológico: trajetória de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos

    Aline Maria Trugillo Valério Dutra, Aumeri Carlos Bampi
    32-42
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9557
  • A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

    Bernadete Lourdes de Sousa, Adil Antônio Alves de Oliveira
    54-63
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9520
  • A importância da educação ambiental na proposta pedagógica da educação infantil: um estudo na Creche Palmeiras em Sinop

    Bruna Silva de Sousa, Edison Antônio de Souza
    64-73
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9533
  • O processo de ressocialização das mulheres privadas de liberdade no anexo penitenciário de Sinop-MT

    Denize da Silva, Almir Arantes
    74-82
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9528
  • Educação ambiental na rede municipal de ensino: concepções e práticas de professores e alunos da EMEB Belo Ramo – Sinop-MT

    Elizangela Cezaria de Oliveira, Edneuza Alves Trugillo
    83-92
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9531
  • Indisciplina na escola e prática docente

    Érika Carolina Matias Lucatelli, José Luiz Müller
    93-102
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9532
  • Relação professor-aluno e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem

    Estevão Barbosa dos Santos, José Luiz Müller
    103-112
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9538
  • A arte de contar histórias na educação infantil

    Franciele Ribeiro Sousa, Sandra Luzia Wrobel Straub
    122-131
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9530
  • O mercado e a vida de crianças do segundo ano do ensino fundamental: filhos de mães assalariadas

    Fernanda Spenazzato Seger, Marion Machado Cunha
    113-121
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9553
  • A prática docente diante do livro didático: escolhas e implicações

    Heloysa Cristina Almeida de Arruda Miranda, Edneuza Alves Trugillo
    143-152
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9516
  • A importância da equoterapia como instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem de crianças atendidas nesta modalidade terapêutica

    Gracielle Pinheiro da Silva Andrade, Marion Machado Cunha
    132-142
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9539
  • Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos

    Joseane Santos da Silva Costa, Edneuza Alves Trugillo
    162-170
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9540
  • Orientação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas e conceitos

    Jessica Oliveira da Silva Teodoro, Marion Machado Cunha
    153-161
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9546
  • Educação de Jovens e Adultos para a conquista da cidadania

    Keila Alessandra Furlanetto, Marion Machado Cunha
    171-180
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9529
  • O papel do intérprete de LIBRAS no processo de aprendizagem do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental

    Kely Cristiane da Silva, Adil Antonio Alves de Oliveira
    181-190
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9358
  • A construção da leitura: um olhar sobre a realidade do 2º ano do Ensino Fundamental

    Letícia Caroline Lopes, Sandra Luzia Wrobel Straub
    201-210
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9521
  • Tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT

    Larissy Cristina Hoffman da Silva, Jussara Cristina Mayer Ceron
    191-200
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9447
  • Pedagogia empresarial: o pedagogo fora da sala de aula

    Marcos Eduardo Andrade, Marion Machado Cunha
    221-230
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9453
  • Gestão escolar e o trabalho pedagógico na escola

    Márcia Verônica Gonçalves, José Luiz Müller
    211-220
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9549
  • As interações e brincadeiras na educação infantil

    Marleide de Lima Silva, José Luiz Müller
    241-250
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9547
  • O papel do brincar na educação infantil

    Maria José Teixeira
    231-240
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9552
  • A discriminação socioeconômica na escola pública de Sinop-MT: violência simbólica e exclusão social

    Monica Ferreira Mendes, Ilário Straub
    261-270
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9526
  • As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental

    Mauricia Ramos da Silva Eckert, Adil Antonio Alves de Oliveira
    251-260
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9541
  • Impacto do alcance social do Programa Mais Educação: um estudo das possibilidades educacionais no município de Sinop-MT

    Mykaella Ximenes Modesto, Almir Arantes
    271-280
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9550
  • A leitura nas séries iniciais: alguns elementos metodológicos no processo ensino-aprendizagem

    Orlanda Oliveira Bueno, Graci Leite Moraes da Luz
    281-290
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9551
  • Provinha Brasil: avanços e limitações

    Simone Emi Kavasoko
    301-310
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9543
  • O êxodo rural entre os jovens camponeses: o desafio colocado à escola

    Paulo Sérgio Rodrigues, Odimar João Peripolli
    291-300
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9548
  • Drogas no contexto escolar: processo de prevenção e sensibilização

    Talita Belini Cabrerizo, Fátima Aparecida da Silva Iocca
    311-320
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9527
  • O discurso pedagógico e o conceito de sustentabilidade no discurso do professor e do aluno da Educação de Jovens e Adultos

    Tânia Batista Mendonça da Silva, Cristinne Leus Tomé
    321-329
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9535
  • A participação da família no processo de desenvolvimento escolar dos estudantes do ensino fundamental: desafios reconhecidos no cotidiano da Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza

    Vania Cristina Marques da Costa, Jussara Cristina Mayer Ceron
    330-339
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9536
  • Alunos da Educação de Jovens e Adultos e suas relações com a escola: uma experiência tecida na Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita

    Vera Lucia de Lima Fernandes, Jussara Cristina Mayer Ceron
    340-348
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9545

Seção Resumos

  • Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa

    Egeslaine de Nez
    349-350
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9459
  • Quando o garrancho é disgrafia: a atuação do professor diante dessa dificuldade de aprendizagem

    Felipe Costa Negrão, Vanderléia Castro de Oliveira
    351-352
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9472
  • As experiências do corpo em movimento das crianças pequenas: reflexões para a pedagogia da infância

    Irene Carrillo Romero Beber
    353-354
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9470

Seção Livre

  • Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: o entendimento dos acadêmicos do curso de Letras a respeito do impacto na nossa língua

    Aline de Mello Varela, Janaína Lima Viana
    355-361
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9361
  • A metodologia educacional prisional em Sinop - MT: o funcionamento da Escola Nova Chance

    Aline Schmidt de Lima, Vagner da Silva Souza
    362-372
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9287
  • Analfabetismo funcional: a inserção do cidadão analfabeto no mercado de trabalho

    Bruno Luiz Diel
    373-380
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9498
  • Unificação da ortografia dos países lusófonos: uma nova proposta de ortografia

    Carla Estefanie Rosa
    381-386
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9499
  • A arte de redescobrir-se através da educação

    Daniella Corrêa Alvarenga, Flávia Ramos dos Santos
    387-396
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9500
  • Acordo ortográfico

    Débora Santos Oliveira, Elizete Florentino de Mello
    397-402
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9501
  • Objeções do novo léxico ortográfico: o léxico e toda sua história

    Gisele de Araujo Lima, Joana Batista de Souza Silva
    403-408
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9502
  • Acordo ortográfico: o discurso governamental da 5ª Edição

    Indianara Luzia Peron, Thaiza Torres dos Santos
    409-414
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9503
  • O novo acordo ortográfico: desafio e adaptação

    Josilene Pereira dos Santos, Telma Antonia Correa Pope
    415-421
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9504
  • Políticas públicas: o sistema ciclado no Mato Grosso

    Juliana Fernandes da Silva, Júlio Cesar Schmidt
    422-428
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9505
  • Transformações linguísticas da língua portuguesa

    Kátia de Oliveira Carvalho, Nubia de Souza Leal
    429-434
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9506
  • Analfabetismo na terceira idade: pesquisa do analfabetismo em Sinop - MT

    Lucimar Menegon de Arruda, Tatiane Almeida Avansi
    435-442
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9507
  • A unificação ortográfica dos países lusófonos

    Mairy Any Marques Amorin, Rosângela dos Santos Pereira
    443-448
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9508
  • Para quem ler?: os números do analfabetismo no Brasil

    Paloma Cristina de Souza, Sérgio Roberto Trindade Diunísio
    449-460
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9509
  • Estudo de caso: analfabetismo nas escolas públicas de Sinop-MT

    Patricia Moraes Miranda
    461-466
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9510

Entrevista