O êxodo rural entre os jovens camponeses: o desafio colocado à escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9548Resumo
O artigo tem como objetivo pesquisar e analisar as condições que estão sendo pensadas e construídas para o homem do campo, no que diz respeito às condições de trabalho, estudo e vivências, mais especificamente, entre os jovens camponeses. Qual o papel da escola no processo de expulsão destes do campo? Esse questionamento será trabalhado ao longo do texto. Quanto à metodologia, fontes bibliográficas, documentais e trabalho de campo. Concluímos que os jovens que abandonam o campo, o fazem, sobretudo, por falta de políticas públicas que contemplem seus sonhos de vida, viver no/do campo.
Palavras-chave: educação do campo; êxodo rural; escola.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Ricardo. Êxodo Rural, Envelhecimento e Masculinização no Brasil: Panorama dos últimos 50 anos. Disponível em: Acesso em: 22 abr. 2012.
ALUNO 1. Aluno 1: depoimento [16 maio 2014]. Entrevistador: Paulo Sérgio Rodrigues. Sinop, MT, 2014. 1 arquivo sonoro (áudio gravado com 3,67 mb). Entrevista concedida para Artigo sobre O Êxodo Rural e a Educação do Campo.
ANDRÉ, Marli E. D. Afonso. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
ARROYO, Miguel Gonzáles; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por Uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
CAMARANO, Ana Amélia; ABRAMOVAY, Ricardo. Êxodo Rural, Envelhecimento e Masculinização no Brasil: Panorama dos últimos 50 anos. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2012.
FERNANDES, Ovil Bueno. Educação, Cultura e Sociedade: Abordagens Críticas da Escola. Goiânia: Edições Germinal, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A nova e a velha face da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. Petrópolis: Vozes, 2001.
P1. P1: depoimento [16 maio 2014]. Entrevistador: Paulo Sérgio Rodrigues. Sinop, MT, 2014. 1 arquivo sonoro (áudio gravado com 13,8 mb). Entrevista concedida para Artigo sobre O Êxodo Rural e a Educação do Campo.
PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento [16 maio 2014]. Entrevistador: Paulo Sérgio Rodrigues. Sinop, MT, 2014. 1 arquivo sonoro (áudio gravado com 17,1 mb). Entrevista concedida para Artigo sobre O Êxodo Rural e a Educação do Campo.
PERIPOLLI, Odimar João. Expansão do capitalismo na Amazônia norte mato-grossense: a mercantilização da terra e da escola. Porto Alegre: UFRGS, 2009. 259 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.