Acordo ortográfico

Autores

  • Débora Santos Oliveira UNEMAT
  • Elizete Florentino de Mello

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9501

Resumo

Este estudo foi realizado pelas acadêmicas do segundo semestre de Licenciamento em Letras, na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), com o intuito de realizar uma pesquisa que evidenciasse todas as etapas da 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Com a aplicação deste estudo ficou claro que o Acordo Ortográfico teve como seu principal objetivo tentar unificar a língua, procurando assim facilitar os acordos econômicos e políticos internacionais. Observou-se no decorrer dos estudos que houve resistências oriundas dos países envolvidos pelo acordo, e que tais resistências adiaram o seu vigor, tendo em vista que era necessário o aval da maioria dos envolvidos. Evidentemente a língua é um fator de discordância, pois é ela que define a autonomia de uma nação, a unificação da língua na sua forma escrita é um benefício a todas as nações que só será valorizado após serem tomadas as devidas adequações. O estudo enfatiza que toda mudança sofre com impactos, toda mudança gera desconforto e desagrada a muitos, porém é necessária e irrevogável, ou seja, sendo o acordo bom ou não, trazendo benefícios ou não ele existe e terá que ser aplicado e cabe aos países lusófonos se adequarem a tal situação.

Palavras-chave: acordo ortográfico; países lusófonos; língua; unificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Santos Oliveira, UNEMAT

Aluna do Curso de Letras

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. VOLP– Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. São Paulo: Global, 2009.

BETHANIA Mariani. Colonização Linguística: Línguas, política e religião no Brasil (séculos XVI a XVIII) e nos Estados Unidos da América (século XVIII). Campinas: Pontes, 2004.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Oliveira, D. S., & Mello, E. F. de. (2014). Acordo ortográfico. Eventos Pedagógicos, 5(2), 397–402. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9501

Edição

Seção

Seção Livre