Drogas no contexto escolar: processo de prevenção e sensibilização

Autores

  • Talita Belini Cabrerizo Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Fátima Aparecida da Silva Iocca

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9527

Resumo

A pesquisa está voltada a compreensão das relações entre educação e prevenção às drogas no contexto escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada através de questionários semiestruturados com perguntas abertas aos professores, gestores e método sociopoético no processo de sensibilização trabalhado com alunos do 4° ano ensino fundamental, com base nas concepções teóricas de prevenção às drogas defendida por Rosa Maria Silvestre Santos. Neste contexto o objetivo foi investigar, analisar e entender, de que forma a escola trabalha com o tema drogas e quais as o conhecimento dos alunos.

Palavras-chave: ensino fundamental; drogas no contexto escolar; crianças; sociopoética; Rosa Maria Silvestre Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Belini Cabrerizo, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Gradunda de Pedagogia - UNEMAT - Sinop

Referências

BRASIL. Secretaria Nacional Antidrogas/6 Campanha Nacional Antidrogas – FEB. Drogas Conceito e Classificação 1. Disponível em: <http://onlineshop.com.br/febnet/down/antidrogas.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2012.

LIMA, Flora Fernandes. Drogas e socialização: o papel da escola na prevenção e promoção de qualidade de vida sem drogas. Disponívelem: <http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/drogas-e-socializacao-o-papel-da- escola-na-prevencao-e-promocao-de-qualidade-de-vida-sem-drogas>. Acesso em: 03 maio 2012.

MARTINS, Jo; CLENDENON, Kelly. Tudo Sobre Drogas: o drama da família. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

SANTOS, Rosa Maria Silvestre. Prevenção de Droga na Escola. São Paulo: Papirus, 2004.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Cabrerizo, T. B., & Iocca, F. A. da S. (2014). Drogas no contexto escolar: processo de prevenção e sensibilização. Eventos Pedagógicos, 5(2), 311–320. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9527

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)