Drogas no contexto escolar: processo de prevenção e sensibilização
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9527Resumo
A pesquisa está voltada a compreensão das relações entre educação e prevenção às drogas no contexto escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada através de questionários semiestruturados com perguntas abertas aos professores, gestores e método sociopoético no processo de sensibilização trabalhado com alunos do 4° ano ensino fundamental, com base nas concepções teóricas de prevenção às drogas defendida por Rosa Maria Silvestre Santos. Neste contexto o objetivo foi investigar, analisar e entender, de que forma a escola trabalha com o tema drogas e quais as o conhecimento dos alunos.
Palavras-chave: ensino fundamental; drogas no contexto escolar; crianças; sociopoética; Rosa Maria Silvestre Santos.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria Nacional Antidrogas/6 Campanha Nacional Antidrogas – FEB. Drogas Conceito e Classificação 1. Disponível em: <http://onlineshop.com.br/febnet/down/antidrogas.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2012.
LIMA, Flora Fernandes. Drogas e socialização: o papel da escola na prevenção e promoção de qualidade de vida sem drogas. Disponívelem: <http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/drogas-e-socializacao-o-papel-da- escola-na-prevencao-e-promocao-de-qualidade-de-vida-sem-drogas>. Acesso em: 03 maio 2012.
MARTINS, Jo; CLENDENON, Kelly. Tudo Sobre Drogas: o drama da família. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
SANTOS, Rosa Maria Silvestre. Prevenção de Droga na Escola. São Paulo: Papirus, 2004.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.