A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9560Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que estudo a importância da relação família e escola. Nesta pesquisa buscou-se entender como se dá esta relação da família com a escola e da escola com a família. Percebe-se que quando os pais participam da educação dos filhos, eles se sentem mais motivados, seguros e seu aprendizado se torna mais significativo e eficiente. Escola. Participação. Aprendizagem. Nesse sentido buscou-se compreender qual a visão de pais e professores sobre essa relação.
Palavras-chave: educação; família; escola; participação; aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRADE, Fábio Goulart (Org.). Ensino da natureza e sociedade: pedagogia. São Paulo: Person Prentice Hall, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para educação infantil. Conhecimento de mundo. v.3. Brasília, ME/SEF, 1998.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MÃE A. Mãe A: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.
MÃE B. Mãe B: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.
MÃE C. Mãe C: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.
PROFESSOR A. Professor A: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.
PROFESSOR B. Professor B: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.
PROFESSOR C. Professor C: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.
PROFESSOR D. Professor D: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.
SINOP. Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal de Educação Básica Aleixo Schinatto. Plano Político Pedagógico do Ensino Fundamental. Sinop, 2012-2013.
SOUZA, Ana Maria Costa de. Educação infantil: uma proposta de gestão municipal. Campinas: Papirus, 1996.
SZYMANSKY, Heloisa. A relação Família/Escola: desafios e perspectivas. Brasília: Plano, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.