A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem

Autores

  • Adriane Catarina de Almeida
  • Almir Arantes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9560

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que estudo a importância da relação família e escola. Nesta pesquisa buscou-se entender como se dá esta relação da família com a escola e da escola com a família. Percebe-se que quando os pais participam da educação dos filhos, eles se sentem mais motivados, seguros e seu aprendizado se torna mais significativo e eficiente. Escola. Participação. Aprendizagem. Nesse sentido buscou-se compreender qual a visão de pais e professores sobre essa relação.

Palavras-chave: educação; família; escola; participação; aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Fábio Goulart (Org.). Ensino da natureza e sociedade: pedagogia. São Paulo: Person Prentice Hall, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para educação infantil. Conhecimento de mundo. v.3. Brasília, ME/SEF, 1998.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MÃE A. Mãe A: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

MÃE B. Mãe B: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

MÃE C. Mãe C: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

PROFESSOR A. Professor A: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

PROFESSOR B. Professor B: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

PROFESSOR C. Professor C: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

PROFESSOR D. Professor D: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

SINOP. Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal de Educação Básica Aleixo Schinatto. Plano Político Pedagógico do Ensino Fundamental. Sinop, 2012-2013.

SOUZA, Ana Maria Costa de. Educação infantil: uma proposta de gestão municipal. Campinas: Papirus, 1996.

SZYMANSKY, Heloisa. A relação Família/Escola: desafios e perspectivas. Brasília: Plano, 2001.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Almeida, A. C. de, & Arantes, A. (2014). A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 5(2), 22–31. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9560

Edição

Seção

Seção Artigos