As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9541Resumo
O artigo tem como objetivo compreender a relação afetivo-cognitiva entre professor e aluno no processo ensino/aprendizagem. A abordagem foi qualitativa, do tipo observação participante com entrevista semiestruturada, realizada na escola Maria Aparecida Amaro de Souza, em Sinop. Analisou-se como esse contexto da realidade escolar produz relações e mudanças na socialização entre o sujeito e o professor no meio pedagógico em que está inserido, com base nos fundamentos teóricos Freud, Wallon e Piaget. Foi constatado na pesquisa que a afetividade entre aluno/professor, aluno/aluno e de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem na formação cognitiva.
Palavras-chave: educação; afetividade; cognição; contexto pedagógico; ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ALENCAR, Eliane de Souza. Henri Wallon. Psicologia e educação: as relações interpessoais e o desenvolvimento afetivo e intelectual da criança. São Paulo: 2003.
HIGA, Marília Matsuko; SHIRAHIGE, Elena Etsuko. Contribuição da psicologia para a educação: afetividade e desenvolvimento Humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.
MENIN, Maria Suzana de Stefano. Contribuições da psicologia para a educação: Escola e Educação. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança: o desenvolvimento da noção de objeto. São Paulo. Ática, 2003.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Socais: a pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.