As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Mauricia Ramos da Silva Eckert
  • Adil Antonio Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9541

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a relação afetivo-cognitiva entre professor e aluno no processo ensino/aprendizagem. A abordagem foi qualitativa, do tipo observação participante com entrevista semiestruturada, realizada na escola Maria Aparecida Amaro de Souza, em Sinop. Analisou-se como esse contexto da realidade escolar produz relações e mudanças na socialização entre o sujeito e o professor no meio pedagógico em que está inserido, com base nos fundamentos teóricos Freud, Wallon e Piaget. Foi constatado na pesquisa que a afetividade entre aluno/professor, aluno/aluno e de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem na formação cognitiva.

Palavras-chave: educação; afetividade; cognição; contexto pedagógico; ensino-aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauricia Ramos da Silva Eckert
    Graduanda em Pedagogia Unemat Sinop

Referências

ALENCAR, Eliane de Souza. Henri Wallon. Psicologia e educação: as relações interpessoais e o desenvolvimento afetivo e intelectual da criança. São Paulo: 2003.

HIGA, Marília Matsuko; SHIRAHIGE, Elena Etsuko. Contribuição da psicologia para a educação: afetividade e desenvolvimento Humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. Contribuições da psicologia para a educação: Escola e Educação. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

PIAGET, Jean. A construção do real na criança: o desenvolvimento da noção de objeto. São Paulo. Ática, 2003.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Socais: a pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(2), 251-260. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9541