As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Mauricia Ramos da Silva Eckert
  • Adil Antonio Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9541

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a relação afetivo-cognitiva entre professor e aluno no processo ensino/aprendizagem. A abordagem foi qualitativa, do tipo observação participante com entrevista semiestruturada, realizada na escola Maria Aparecida Amaro de Souza, em Sinop. Analisou-se como esse contexto da realidade escolar produz relações e mudanças na socialização entre o sujeito e o professor no meio pedagógico em que está inserido, com base nos fundamentos teóricos Freud, Wallon e Piaget. Foi constatado na pesquisa que a afetividade entre aluno/professor, aluno/aluno e de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem na formação cognitiva.

Palavras-chave: educação; afetividade; cognição; contexto pedagógico; ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Mauricia Ramos da Silva Eckert

Graduanda em Pedagogia Unemat Sinop

Referências

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Publicado

16-07-2014

Como Citar

Eckert, M. R. da S., & Oliveira, A. A. A. de. (2014). As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental. Eventos Pedagógicos, 5(2), 251–260. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9541

Edição

Seção

Seção Artigos