A arte de redescobrir-se através da educação
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9500Resumo
Este artigo foi desenvolvido com base no texto: O Dicionário e o processo de identificação do Sujeito-analfabeto, da autora Mariza Vieira da Silva (1996) e também com fundamento nas pesquisas feitas com professores e alunos do CEJA (Educação de Jovens e Adultos), assim como foram entrevistadas pessoas que não estudam e que tem uma certa dificuldade no que diz respeito a alfabetização. Tem por objetivo compreender como funciona esta instituição e quais critérios usam para o ensino do seu público, considerando que este aluno já possui uma leitura de mundo antes de ir para escola. Procura-se também conhecer como alfabetizar este estudante que carrega uma bagagem do conhecimento da realidade mundial, que consegue sobreviver, à seu modo, diante do que a sociedade hoje lhes exige que respondam para que façam parte da mesma. Porém, estes indivíduos nem sempre dominam a escrita e leitura ou conseguem apenas assinar seu próprio nome.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (CEJA); analfabetismo; metodologia; aprendizado.
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Referências
ALUNO A. Aluno A: depoimento. [10 maio 2013]. Entrevistadora: Daniella Correa Alvarenga e Flávia Ramos dos Santos. Sinop, MT, 2013. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.
FUNCIONÁRIO A. Funcionário A: depoimento. [13 maio 2013]. Entrevistadora: Daniella Correa Alvarenga e Flávia Ramos dos Santos. Sinop, MT, 2013. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.
PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [17 maio 2013]. Entrevistadora: Daniella Correa Alvarenga e Flávia Ramos dos Santos. Sinop, MT, 2013. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.
SILVA, Mariza Vieira da. O dicionário e o processo de identificação do sujeito-analfabeto. In: GUIMARÃES, Eduardo; ORLANDI, Eni P. Língua e cidadania: o português no Brasil.
São Paulo: Pontes, 1996. p. 151-162.
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