As interações e brincadeiras na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9547Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a concepção dos professores em relação às interações e brincadeiras na Educação Infantil, numa instituição pública do município de Sinop, Mato Grosso. Trata-se de pesquisa qualitativa, embasada nos teóricos Lev Vygotsky e Tizuko Kishimoto. Verificamos que, apesar dos esforços da instituição para se adequar a legislação pertinente em vigor e de haver a compreensão de que as interações e as brincadeiras são atividades eficazes para o desenvolvimento da criança, há problemas de infra-estrutura e recursos didáticos para o atendimento das necessidades das crianças.
Palavras-chave: educação infantil; interações; brincadeiras.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11. ed. SãoPaulo: Loyola, 2003.
BRASIL. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990.
______ . Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. MEC/SEF. Vol 1. 1998.
KUHLMANN, Moysés. Infância e Educação Infantil uma Abordagem Histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
KYSHOMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedo e Brincadeiras na Educação Infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento. Belo Horizonte: Perspectivas Atuais, Nov. 2010.
TRIVIÑOS, A. N. S. Breve apresentação do método dialético materialista. Programa de Pós-graduação em Educação, FACED, UFRGS. Porto Alegre: s.n., 2006 (documento impresso).
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.
PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.
PROFESSOR B. Professor B: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.
PROFESSOR C. Professor C: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.
PROFESSOR D. Professor D: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.