As interações e brincadeiras na educação infantil

Autores

  • Marleide de Lima Silva
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9547

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a concepção dos professores em relação às interações e brincadeiras na Educação Infantil, numa instituição pública do município de Sinop, Mato Grosso. Trata-se de pesquisa qualitativa, embasada nos teóricos Lev Vygotsky e Tizuko Kishimoto. Verificamos que, apesar dos esforços da instituição para se adequar a legislação pertinente em vigor e de haver a compreensão de que as interações e as brincadeiras são atividades eficazes para o desenvolvimento da criança, há problemas de infra-estrutura e recursos didáticos para o atendimento das necessidades das crianças.

Palavras-chave: educação infantil; interações; brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marleide de Lima Silva

Graduanda de Pedagogia. UNEMAT-Sinop

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11. ed. SãoPaulo: Loyola, 2003.

BRASIL. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990.

______ . Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. MEC/SEF. Vol 1. 1998.

KUHLMANN, Moysés. Infância e Educação Infantil uma Abordagem Histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KYSHOMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedo e Brincadeiras na Educação Infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento. Belo Horizonte: Perspectivas Atuais, Nov. 2010.

TRIVIÑOS, A. N. S. Breve apresentação do método dialético materialista. Programa de Pós-graduação em Educação, FACED, UFRGS. Porto Alegre: s.n., 2006 (documento impresso).

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.

PROFESSOR B. Professor B: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.

PROFESSOR C. Professor C: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.

PROFESSOR D. Professor D: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Silva, M. de L., & Müller, J. L. (2014). As interações e brincadeiras na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 5(2), 241–250. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9547

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>