Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa

Autores

  • Egeslaine de Nez Universidade do Estado de Mato Grosso, Colíder

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9459

Resumo

No emaranhado da sociedade em rede, do conhecimento e hipermoderna encontra-se a universidade brasileira, enraizada nas relações com o contexto sócio-econômico que são atravessadas por tensões e paradoxos. Considera-se que as Instituições de Educação Superior são dinâmicas e se transformam com as mudanças que ocorrem na sociedade, na cultura, na política e na economia. Há uma premissa em evidência de que é o lócus privilegiado para o acesso à cultura e a ciência, e tem sua existência garantida para criar e divulgar o conhecimento. Nos últimos anos, inúmeros foram os espaços que travaram discussões que se debruçaram a analisar a função da universidade na contemporaneidade. Empreende-se nesse estudo uma leitura substantiva da realidade circundante sobre a pesquisa e suas condições de realização nos espaços acadêmicos. Neste sentido, a presente investigação se insere na especificidade da Educação Superior, com destaque para as políticas institucionais, enfoca a pesquisa e a Pós-graduação numa universidade estadual multicampi, e tem sua gênese na projeção de cenários. Objetiva identificar e analisar as políticas e as práticas de pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com vistas a desenhar cenários para fortalecer a pesquisa, no seu espaço que é a Pós-graduação, sendo composta de etapas sucessivas e articuladas no âmbito de um estudo multimetodológico. Esse processo contínuo de análise partiu da pesquisa bibliográfica e estendeu-se na pesquisa documental, além da pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas realizadas com três categorias de participantes (líderes de grupos, coordenadores de programas de Pós-graduação e ex-pró-reitores de pesquisa e Pós-graduação). Os procedimentos analíticos foram a análise de conteúdo, a rede de significações e a abordagem quali/quantitativa, constituindo um estudo de caso. O estudo tem cunho descritivo-exploratório, mas foi perpassado por um esforço de construção teórico categorial de onde emerge a rede de significações do objeto. Entre as categorias destacam-se: pesquisa, Pós-graduação, adensamento e densidade da produção docente, concepção e financiamento da pesquisa, hipermodernidade, sociedade em rede e do conhecimento, paradoxo indivíduo/grupo/rede. Em termos conclusivos, é possível sinalizar que a universidade, por meio da Pós-graduação é fonte geradora de conhecimento, na medida em que adensa e densifica suas políticas e ações de produção da pesquisa por meio dos grupos, dos projetos e das redes. Esse contexto propicia e delimita papéis (da universidade e do pesquisador) e significados advindos do habitus e da ambiência institucional que permeiam o desenho dos cenários propositivos para a integração das pesquisas. Deste modo, as redes de pesquisa são compostas da “tradição” de fazer pesquisa e de elementos econômicos (financiamento dos projetos), políticos (organização e estruturação dos atos regulatórios), além de ideológicos (concepção de pesquisa e características dos pesquisadores).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Egeslaine de Nez, Universidade do Estado de Mato Grosso, Colíder
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

Downloads

Publicado

16-07-2014

Edição

Seção

Seção Resumos

Como Citar

Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(2), 349-350. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9459

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)