A arte de contar histórias na educação infantil

Autores

  • Franciele Ribeiro Sousa Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Sandra Luzia Wrobel Straub

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9530

Resumo

O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre contação de história na educação infantil. Educadores apontam que contatos com livros despertam a imaginação e a criatividade da criança. A pesquisa realizou-se em turmas de crianças com quatro anos. O locus foi analisar como a professora realiza o momento de contar histórias. A pesquisa foi embasada em teóricos da literatura infantil, os quais destacamos como Fanny Abramovich e Cecília Meireles. Notou-se que o momento de contar histórias deve ser um momento agradável para todos os sujeitos envolvidos e o narrador tem papel fundamental nesse processo.

Palavras-chave: contar histórias; literatura infantil; educação infantil.

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Biografia do Autor

Franciele Ribeiro Sousa, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Graduanda de Pedagogia UNEMAT - Sinop

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

GOÉS, Lucia Pimentel. Introdução a literatura infantil e juvenil. 2.ed. São Paulo: Pioneira,1991.

MEIRELES, Cecília. Problemas de Literatura Infantil. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias autores e textos. 4. ed. Global Universitária:São Paulo,1993.

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Publicado

16-07-2014

Como Citar

Sousa, F. R., & Straub, S. L. W. (2014). A arte de contar histórias na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 5(2), 122–131. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9530

Edição

Seção

Seção Artigos