O processo de ressocialização das mulheres privadas de liberdade no anexo penitenciário de Sinop-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9528Resumo
O artigo tem por objetivo compreender como se dá o processo de ressocialização das mulheres privadas de liberdade no Anexo Penitenciário de Sinop – Mato Grosso, com base na teoria de Michel Foucault. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2013 e 2014, com questionário de perguntas semiestruturadas e questões abertas. Objetivou-se compreender como se concretizam as ações, processos na qual se estabelecem as relações materiais, oportunidades de acesso à escolarização e se há um processo na qual as detentas tem a oportunidade de estudar, compreender seus direitos e deveres de cidadania.
Palavras-chave: ressocialização; escolarização; mulheres; Michel Foucault.
Downloads
Referências
BRASIL. LEI Nº 7.210, de 11de Julho de 1984. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm>. Acesso em: 22 ago. 2013.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Trad. De Raquel Ramalhete. 34. ed. Petrópolis:Vozes, 1977.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm.>. Acesso em: 22 ago. 2013.
PAIXÃO, Antonio Luiz. Recuperar ou Punir? Como o Estado trata o criminoso. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1987.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo. Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.