Provinha Brasil: avanços e limitações

Autores

  • Simone Emi Kavasoko Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9543

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o nível de alfabetização em alunos do 2º ano do ensino fundamental. Utilizou-se a Provinha Brasil como instrumento avaliativo auxiliar no processo de alfabetização e letramento.  Em um primeiro momento verificou-se quais são as dificuldades dos alunos e a partir dessa avaliação, procedimentos foram realizados para suprir as necessidades apresentadas pelos mesmos. O artigo é embasado em concepções emancipatórias de avaliação da aprendizagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, um estudo realizado com entrevista semiestruturada com a professora da sala e a coordenadora do programa.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; avaliação; Provinha Brasil; pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Emi Kavasoko, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Graduanda de Pedagogia

UNEMAT - Sinop

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Emenda Constitucional nº 67, de 22 de dezembro de 2010.

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. Tradução de Maria Zilda da Cunha Lopes; retradução e cotejo de texto de Sandra Trabucco Valenzuela. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Josivaldo Constantino dos. Processos Participativos na Avaliação da Aprendizagem: Avaliação Participativa. CEACD-UNEMAT.

SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Kavasoko, S. E. (2014). Provinha Brasil: avanços e limitações. Eventos Pedagógicos, 5(2), 301–310. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9543

Edição

Seção

Seção Artigos