Provinha Brasil: avanços e limitações
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9543Resumo
Este artigo objetiva apresentar o nível de alfabetização em alunos do 2º ano do ensino fundamental. Utilizou-se a Provinha Brasil como instrumento avaliativo auxiliar no processo de alfabetização e letramento. Em um primeiro momento verificou-se quais são as dificuldades dos alunos e a partir dessa avaliação, procedimentos foram realizados para suprir as necessidades apresentadas pelos mesmos. O artigo é embasado em concepções emancipatórias de avaliação da aprendizagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, um estudo realizado com entrevista semiestruturada com a professora da sala e a coordenadora do programa.
Palavras-chave: educação; ensino fundamental; avaliação; Provinha Brasil; pesquisa qualitativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Emenda Constitucional nº 67, de 22 de dezembro de 2010.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. Tradução de Maria Zilda da Cunha Lopes; retradução e cotejo de texto de Sandra Trabucco Valenzuela. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Josivaldo Constantino dos. Processos Participativos na Avaliação da Aprendizagem: Avaliação Participativa. CEACD-UNEMAT.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.