O discurso pedagógico e o conceito de sustentabilidade no discurso do professor e do aluno da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Tânia Batista Mendonça da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop
  • Cristinne Leus Tomé

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9535

Resumo

Este artigo teve como proposta analisar o discurso pedagógico e o conceito de sustentabilidade com o suporte teórico da Análise do Discurso com a autora Eni Orlandi. A pesquisa de campo foi realizada com um professor e um aluno da Escola Professora Ana Cristina de Sena na Educação de Jovens e Adultos. Conclui-se que o conceito de sustentabilidade, que pressupõe o ambiental, econômico e social, não está contemplado em sua totalidade nos discursos do professor e do aluno.

Palavras-chave: discurso pedagógico; sustentabilidade; Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Batista Mendonça da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop

Graduanda de Pedagogia UNEMAT - Sinop

Referências

GADOTTT, Moacir. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição da educação, para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. GOETHE

INSTITUT. Nachhaltigkeit. Conceitos de sustentabilidade. Mar. 2008. Disponível em: < http://www.goethe.de/ges/umw/dos/nac/den/pt3106180.htm >. Acesso em: 2 out. 2012. JIMENEZ, Gabriele; ARINI, Juliana. Quem vai pagar a conta? Veja, São Paulo, ed. 2274, ano 45, n. 25, 20 jun. 2012. p. 108-114.

VOGT, Carlos Editorial – Rio de 10 em 10. Com Ciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. 10 mar. 2012. Disponível em:http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicão=75 Acesso em: 14 mar.2012.

OAB 6ª Subseção de Sinop/MT. Notícias. OAB presente no 1º Fórum de Sustentabilidade da Amazônia Mato – Grossense. Disponível em: http://oabsinop.com.br/?mega=news_detalhe&cod=149. Acesso em: 23 nov. 2012.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Silva, T. B. M. da, & Tomé, C. L. (2014). O discurso pedagógico e o conceito de sustentabilidade no discurso do professor e do aluno da Educação de Jovens e Adultos. Eventos Pedagógicos, 5(2), 321–329. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9535

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>