Constituição do sujeito político e epistemológico: trajetória de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9557Resumo
A presente pesquisa com a temática: Constituição do Sujeito Político e Epistemológico: Trajetória de Vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, realizada na Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus, período letivo de 2014/01. Teve como objetivo geral pesquisar e analisar através da trajetória de vida desses alunos, como o sujeito se constitui politicamente e epistemologicamente no seu processo de formação. Para melhor entendimento a pesquisa terá seu tratamento numa abordagem qualitativa, a partir do Método história de vida.
Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; político e epistemológico; qualitativa; história de vida.
Downloads
Referências
BRASIL. LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
ALUNA C. D. S. Aluna C. D. S: Depoimento. [22.abr.2014]. Entrevistadora: Aline M. T. V. Dutra. Sinop/MT 2014. 01 áudio gravado, 13,6 MB. Entrevista concedida ao Trabalho de Conclusão de Curso sobre - A Constituição do Sujeito Político e Epistemológico: Trajetória de Vida dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos.
CHARLOT, B. A relação ao saber e à escola dos alunos dos bairros populares. In: AZEVEDO, J. C; GENTILI, P.; KRUG, A.; SIMON, C. (Org.). Utopia e Democracia na Educação Cidadã. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/Secretaria Municipal de Educação, 2000. p. 245-257. VII Seminário Internacional de Reestruturação Curricular.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002.
GLAT, Rosana. SANTOS, Rosangela da Silva. O Método de História de Vida na Pesquisa em Educação Especial. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v.10, n. 2, p. 235-250, Mai.-Ago. 2004.
ALUNOL J. L. C. Aluno J. L. C.: Depoimento. [23. abr. 2014]. Entrevistadora: Aline M. T. V. Dutra. Sinop/MT 2014. 01 áudio gravado, 7,13 MB. Entrevista concedida ao Trabalho de Conclusão de Curso sobre - A Constituição do Sujeito Político e Epistemológico: Trajetória de Vida dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos.
LUDKE, Menga e André, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 8 imp. São Paulo. EPU, 2004.
MINAYO, Maria C. S. (Org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis- RJ: Vozes, 1994.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. < http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf> . Acesso em: 05 dez. 2012.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO. Superintendência de Educação Básica. Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Mato Grosso - Cuiabá, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.