A leitura nas séries iniciais: alguns elementos metodológicos no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9551Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar as práticas de leitura presentes no ambiente escolar, e refletir sobre as metodologias utilizadas pelos professores para o incentivo à leitura no ensino-aprendizagem. Para fundamentação teórica recorremos aos autores: Bruno Bettelheim, Fanny Abramovich, Isabel Solé. A pesquisa foi realizada na escola Ana Cristina de Sena, com doze alunos do quarto ano; quatro professores; uma coordenadora de projetos e uma bolsista. A metodologia usa foi por meio de questionários, entrevistas, semiestruturadas, observações e gravações. Conclui-se que através das respostas foi possível problematizar as possibilidades de trabalhar a leitura de forma significativa.
Palavras-chave: leitura; ensino-aprendizagem; metodologia.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Spicione, 1997.
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise da Alfabetização: um Estado Psicanalítico do ato de Ler e do Aprender: Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
BANBERGER, Richard. Como Incentivar o Habito de Leitura. São Paulo: Ática, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [17 jul. 2013]. Entrevistadora: Orlanda Oliveira Bueno. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A leitura nas Séries Iniciais: alguns elementos metodológicos no processo-ensino aprendizagem.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leituras. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.