A leitura nas séries iniciais: alguns elementos metodológicos no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Orlanda Oliveira Bueno Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Graci Leite Moraes da Luz

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9551

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar as práticas de leitura presentes no ambiente escolar, e refletir sobre as metodologias utilizadas pelos professores para o incentivo à leitura no ensino-aprendizagem. Para fundamentação teórica recorremos aos autores: Bruno Bettelheim, Fanny Abramovich, Isabel Solé. A pesquisa foi realizada na escola Ana Cristina de Sena, com doze alunos do quarto ano; quatro professores; uma coordenadora de projetos e uma bolsista. A metodologia usa foi por meio de questionários, entrevistas, semiestruturadas, observações e gravações. Conclui-se que através das respostas foi possível problematizar as possibilidades de trabalhar a leitura de forma significativa.

Palavras-chave: leitura; ensino-aprendizagem; metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlanda Oliveira Bueno, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Graduanda de Pedagogia UNEMAT - Sinop

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Spicione, 1997.

BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise da Alfabetização: um Estado Psicanalítico do ato de Ler e do Aprender: Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BANBERGER, Richard. Como Incentivar o Habito de Leitura. São Paulo: Ática, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [17 jul. 2013]. Entrevistadora: Orlanda Oliveira Bueno. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A leitura nas Séries Iniciais: alguns elementos metodológicos no processo-ensino aprendizagem.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leituras. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Bueno, O. O., & Luz, G. L. M. da. (2014). A leitura nas séries iniciais: alguns elementos metodológicos no processo ensino-aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 5(2), 281–290. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9551

Edição

Seção

Seção Artigos