Indisciplina na escola e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9532Resumo
O presente artigo aborda a atuação da equipe pedagógica no controle da indisciplina no contexto escolar. Utilizou-se a pesquisa qualitativa através de Estudo de Caso em uma sala de aula da escola da rede pública do Município de Sinop- Mato Grosso. O objetivo foi compreender quais ações a escola assume diante da identificação de atitudes de indisciplina de seus alunos. A base teórica que fundamenta foi Celso Vasconcellos e Michel Foucault. Conclui-se que a equipe pedagógica da escola busca alternativas para buscar o controle disciplinar de seus alunos.
Palavras-chave: equipe pedagógica; ações; controle disciplinar; escola.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli E. D. A.; LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
BELSKY, Janet. Desenvolvimento socioemocional. In: OLIVEIRA, Leonardo P.; BROTHEHOOD, Rachel de M. (Orgs). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Pondé Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.
MÜLLER, José Luiz, Disciplina/ Indisciplina no cotidiano escolar. Ijuí: Ed. Unijui, 2001.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. (In)Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 2010.
PROFESSORA. Professora: depoimento. [21. Jun. 2014]. Entrevistadora: Érika Carolina Matias Lucatelli. Sinop, MT. Áudio 2,0 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre As implicações da atuação da equipe pedagógica no controle da indisciplina escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.