Indisciplina na escola e prática docente

Autores

  • Érika Carolina Matias Lucatelli Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9532

Resumo

O presente artigo aborda a atuação da equipe pedagógica no controle da indisciplina no contexto escolar. Utilizou-se a pesquisa qualitativa através de Estudo de Caso em uma sala de aula da escola da rede pública do Município de Sinop- Mato Grosso. O objetivo foi compreender quais ações a escola assume diante da identificação de atitudes de indisciplina de seus alunos. A base teórica que fundamenta foi Celso Vasconcellos e Michel Foucault. Conclui-se que a equipe pedagógica da escola busca alternativas para buscar o controle disciplinar de seus alunos.

Palavras-chave: equipe pedagógica; ações; controle disciplinar; escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Carolina Matias Lucatelli, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

graduanda de Pedagogia UNEMAT- Sinop

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. A.; LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

BELSKY, Janet. Desenvolvimento socioemocional. In: OLIVEIRA, Leonardo P.; BROTHEHOOD, Rachel de M. (Orgs). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Pondé Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.

MÜLLER, José Luiz, Disciplina/ Indisciplina no cotidiano escolar. Ijuí: Ed. Unijui, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. (In)Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 2010.

PROFESSORA. Professora: depoimento. [21. Jun. 2014]. Entrevistadora: Érika Carolina Matias Lucatelli. Sinop, MT. Áudio 2,0 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre As implicações da atuação da equipe pedagógica no controle da indisciplina escolar.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Lucatelli, Érika C. M., & Müller, J. L. (2014). Indisciplina na escola e prática docente. Eventos Pedagógicos, 5(2), 93–102. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9532

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>