Alunos da Educação de Jovens e Adultos e suas relações com a escola: uma experiência tecida na Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9545Resumo
A pesquisa reconhece quais os motivos que levam os estudantes a retornarem à unidade escolar, com uma idade avançada, e a relação que estabelecem com o cotidiano da escola. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, oportunizando o reconhecimento de quais elementos estão presentes nas práticas escolares da Educação de Jovens e Adultos, desencadeando a compreensão do espaço escolar na vida dos estudantes. Como aporte, foi estabelecido diálogos constante com Paulo Freire, Moacir Gadotti e outros estudiosos que contribuem através dos tempos com a formação de professores e com .o desenvolvimento das práticas escolares.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; pesquisa qualitativa; escola.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knoopp. Investigação Qualitativa Em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora,1994.
DI ROCCO, Gaetana Maria Jovino. Educação de Adultos: uma contribuição para seu estudo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1979.
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. Alfabetização de Jovens e Adultos: pontos críticos e desafios. Porto Alegre: Mediação, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2005.
KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.