Alunos da Educação de Jovens e Adultos e suas relações com a escola: uma experiência tecida na Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita

Autores

  • Vera Lucia de Lima Fernandes Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Jussara Cristina Mayer Ceron

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9545

Resumo

A pesquisa reconhece quais os motivos que levam os estudantes a retornarem à unidade escolar, com uma idade avançada, e a relação que estabelecem com o cotidiano da escola. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, oportunizando o reconhecimento de quais elementos estão presentes nas práticas escolares da Educação de Jovens e Adultos, desencadeando a compreensão do espaço escolar na vida dos estudantes. Como aporte, foi estabelecido diálogos constante com Paulo Freire, Moacir Gadotti e outros estudiosos que contribuem através dos tempos com a formação de professores  e com .o desenvolvimento das  práticas escolares.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; pesquisa qualitativa; escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia de Lima Fernandes, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

graduanda de pedagogia UNEMAT- Sinop

Referências

BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knoopp. Investigação Qualitativa Em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora,1994.

DI ROCCO, Gaetana Maria Jovino. Educação de Adultos: uma contribuição para seu estudo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1979.

FERNANDES, Dorgival Gonçalves. Alfabetização de Jovens e Adultos: pontos críticos e desafios. Porto Alegre: Mediação, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2005.

KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Fernandes, V. L. de L., & Ceron, J. C. M. (2014). Alunos da Educação de Jovens e Adultos e suas relações com a escola: uma experiência tecida na Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita. Eventos Pedagógicos, 5(2), 340–348. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9545

Edição

Seção

Seção Artigos