A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Bernadete Lourdes de Sousa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Adil Antônio Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9520

Resumo

O artigo é resultado da pesquisa sobre a informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa com aplicação de questionários para professores e alunos da Escola Pública. Teve por objetivo compreender em que medida o uso dessa ferramenta contribui para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com embasamento nos teóricos: Márcio Ferrari, Maria Tereza de Assunção Freitas, Paulo Freire. Conclui-se que o uso da informática como um instrumental pedagógico está de acordo com a teoria e potencializa o ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: educação; informática; inclusão digital; escola; ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio.

Nova Escola. Edição especial grandes pensadores 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de hoje. São Paulo: Abril, p. 89-91; Ed. Especial nº 19 jul. 2008.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Lev Vigotski, o legado III - A perspectiva Vigotskiana e as Tecnologias. Revista História da Pedagogia. n° 2, p. 58-67, quinta-feira, 16 set. 2010.

PROFESSOR C. Professor C: questionário. [11 jun. 2014]. Entrevistadora: Bernadete Lourdes de Sousa. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Informática como ferramenta pedagógica nas séries iniciais.

PROFESSOR E. Professor E: depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Bernadete Lourdes de Sousa. Sinop: MT, 2013. 2.8 mb sonoro. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Informática como ferramenta pedagógica nas séries iniciais.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Sousa, B. L. de, & Oliveira, A. A. A. de. (2014). A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 5(2), 54–63. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9520

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)