A construção da leitura: um olhar sobre a realidade do 2º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Letícia Caroline Lopes Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Sandra Luzia Wrobel Straub

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9521

Resumo

O artigo discorre sobre a construção da leitura, pesquisa de caráter qualitativo, caracterizada como Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Municipais de Educação Básica do Munícipio de Sinop, Mato Grosso, com professores e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo compreender os aspectos relacionados ao processo da construção da leitura no ambiente escolar. Embasou-se em teóricos como: Maria Helena Martins e Luiz Carlos Cagliari. Constatou-se que há fatores que influenciam o processo da construção da leitura, além do que a escola e os professores podem oferecer.

Palavras-chave: ensino fundamental; leitura; professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Caroline Lopes, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Graduando de Pedagogia UNEMAT-Sinop

Referências

BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. Psicanálise da alfabetização: um estudo psicanalítico do ato de ler e aprender. Tradução e prefácio à edição brasileira: José Luiz Caon. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC; SEF, 1997. v. 2. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 25 out. 2012.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. Editora Scipione, 2002.

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2012.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Lopes, L. C., & Straub, S. L. W. (2014). A construção da leitura: um olhar sobre a realidade do 2º ano do Ensino Fundamental. Eventos Pedagógicos, 5(2), 201–210. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9521

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)