A construção da leitura: um olhar sobre a realidade do 2º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9521Resumo
O artigo discorre sobre a construção da leitura, pesquisa de caráter qualitativo, caracterizada como Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Municipais de Educação Básica do Munícipio de Sinop, Mato Grosso, com professores e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo compreender os aspectos relacionados ao processo da construção da leitura no ambiente escolar. Embasou-se em teóricos como: Maria Helena Martins e Luiz Carlos Cagliari. Constatou-se que há fatores que influenciam o processo da construção da leitura, além do que a escola e os professores podem oferecer.
Palavras-chave: ensino fundamental; leitura; professores e alunos.
Downloads
Referências
BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. Psicanálise da alfabetização: um estudo psicanalítico do ato de ler e aprender. Tradução e prefácio à edição brasileira: José Luiz Caon. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC; SEF, 1997. v. 2. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 25 out. 2012.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. Editora Scipione, 2002.
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2012.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.